Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg foram desclassificados do Grande Prémio do Japão na sequência de um protesto lançado pela Racing Point.
Embora as acusações da Racing Point não estivessem totalmente corretas, a FIA encontrou mesmo uma anomalia no sistema de travagem do Renault R.S.19.
De acordo com os comissários desportivos, o sistema utilizado pelo construtor francês “constitui um auxílio à condução e não está, por isso, em conformidade com o Artigo 27.1 dos Regulamentos Desportivos da Fórmula 1”.
No comunicado lançado esta noite, a Federação Internacional do Automóvel explica ainda que este sistema não representa uma total anulação das capacidades do piloto, ainda que seja punível por continuar a tratar-se de uma infração.
“O sistema de equilíbrio de travagem em questão atua como um auxílio ao piloto, poupando o piloto de fazer vários ajustes durante uma volta”, acrescentaram.
“Os comissários observaram que existe uma distinção clara entre este sistema e aquele que fornece o controlo real do feedback e que seria um substituto às habilidades ou reflexos do pilotos. No entanto, ainda é uma ajuda e viola os regulamentos.”
Com esta infração, Daniel Ricciardo perde os pontos referentes ao sexto lugar que tinha conquistado em Suzuka, enquanto Nico Hulkenberg também fica arredado dos lugares pontuáveis depois de ter cruzado a linha de meta em 10º.
Para além disso, Charles Leclerc é promovido a sexto, Pierre Gasly a sétimo e Sergio Perez a oitavo.
Lance Stroll e Daniil Kvyat entram nos lugares pontuáveis ao serem, respetivamente, nono e décimo.