De acordo com a organização do Grande Prémio da Austrália, as alterações implementadas no Circuito de Albert Park originarão tempos por volta aproximadamente cinco segundos mais rápidos em qualificação.
Em 2021, o Grande Prémio da Austrália sofrerá a sua maior alteração desde que a corrida se mudou para Melbourne em 1996, uma vez que sete das curvas do traçado de Albert Park serão modificadas com o intuito de aumentar as oportunidades de ultrapassagem e promover corridas mais rápidas e competitivas.
Nas Curvas 1 e 3, alargamentos de 2,5 e 4 metros, respetivamente, serão levados a cabo para maximizar as oportunidades de ultrapassagem, ao passo que na Curva 6, os 7,5 metros adicionados à direita do piloto tornarão esse local significativamente mais rápido, com a velocidade mínima a aumentar de 149 km/h para 219 km/h em qualificação.
Uma das alterações mais relevantes está relacionada com a remoção da chicane das Curvas 9 e 10, que dará origem à reta mais longa do circuito e a uma potencial quarta zona de DRS.
Caso a Federação Internacional do Automóvel aprove a introdução de uma quarta zona de DRS, os pilotos atingirão velocidades de 330 km/h antes da travagem para a atual Curva 11.
O alargamento e o ajuste do camber na Curva 13 e a ampliação da Curva 15 representam as modificações idealizadas pela organização para o último setor do circuito australiano.
Com um traçado significativamente mais rápido e a colocação de novo asfalto pela primeira vez em 25 anos, é esperado que os tempos caiam aproximadamente cinco segundos de 1:21.0 para 1:15.8 em qualificação.