Daniel Ricciardo está confiante de que tem hipóteses de manter o seu lugar na RB para 2025 apesar dos recentes comentários de Helmut Marko.
Antes do Grande Prémio da Áustria, Marko, conselheiro da Red Bull, revelou à imprensa local que os acionistas pretendem ver uma equipa composta por dois jovens pilotos em 2025.
Com Yuki Tsunoda garantido na formação de Faenza até ao final de 2025, uma promoção de Liam Lawson colocaria Ricciardo fora da equipa e, muito provavelmente, da Fórmula 1.
“Os acionistas deixaram claro que a RB é uma equipa júnior e temos de agir em conformidade”, afirmou Marko ao jornal Kleine Zeitung.
“O objetivo era que o Ricciardo fosse uma hipótese para a Red Bull com prestações incríveis. Esse lugar pertence agora ao Sergio, portanto o plano já não é válido. Temos de colocar um piloto jovem em breve. Será o Liam Lawson.”
“Tornei-me muito bom a não ler as coisas”, disse Ricciardo quando confrontado com as declarações. “Na verdade, não sabia nada sobre isso até me dizerem quando cheguei aqui.”
“Não me sinto de uma forma ou de outra sobre isso. Continuo a saber que o mais importante neste desporto é o desempenho, e é isso. É isso que me vai dar as melhores hipóteses de ficar aqui, eu sei disso. Não vai ser o meu sorriso ou qualquer outra coisa. São as coisas na pista.”
“É óbvio que tenho uma boa oportunidade. Digo até à pausa de verão, mas não creio que seja um prazo. É aí que pensas na primeira metade da temporada. Vou tentar fazer o possível para ajudar a minha causa.”
“Olho para trás, para Barcelona, e é difícil ficar entusiasmado com um 15º lugar, mas na verdade fiquei muito satisfeito com a minha corrida. Por isso, diria que são pelo menos dois fins de semana consecutivos melhores. É isso que tenho tido dificuldade em fazer este ano, ter uma série de bons resultados.”
“É claro que dois resultados não são suficientes, pelo menos para onde eu quero estar. Agora temos mais duas corridas pela frente. Tenho, sem dúvida, a oportunidade de entrar na pausa de verão com algum ímpeto. E quanto à questão do Helmut, sinceramente, está tudo bem. Não altera o que vou fazer.”
Questionado sobre a importância do teste que Lawson levará a cabo com um carro de 2022 em Imola no próximo mês, Ricciardo respondeu: “Penso que está planeado há algum tempo, mas em qualquer caso, é uma daquelas situações em que quanto mais velho ficas, mais percebes que só podes controlar o que está ao teu alcance.”
“Se o Liam tiver um teste incrível, será muito bom para ele. Não tenho controlo sobre isso e não lhe desejo mal. Nada disso.”
“Neste momento, estou no lugar, portanto tenho de fazer tudo o que puder para controlar as coisas que posso. Se arrasar aqui e se arrasar em Silverstone, acho que a narrativa pode mudar.”
“É óbvio que tenho de assumir isso e estar no topo do que posso fazer. O quinto lugar na qualificação em Montreal fez o Helmut sorrir. Se conseguir fazer isso mais algumas vezes, tenho a certeza de que o vou fazer sorrir novamente. O desempenho continua a ser muito importante e vou continuar a concentrar-me nisso.”
Quando lhe perguntaram se estava a explorar opções fora da RB para 2025, Ricciardo acrescentou: “Não quero ser parecer teimoso ou arrogante, mas não estou a olhar para mais nenhum lado.”
“Gosto muito de estar na família Red Bull e, estranhamente, às vezes gosto das provocações do Helmut, porque acho pode ser uma boa forma de me motivar um pouco mais e tentar extrair o melhor de mim.”