Oscar Piastri estará perto de ser confirmado no lugar do compatriota Daniel Ricciardo para a temporada de 2023 da Fórmula 1.
O campeão em título da Fórmula 2 foi esta terça-feira anunciado pela Alpine como o substituto de Fernando Alonso, mas rapidamente recorreu às redes sociais para garantir que não será piloto da formação de Enstone no próximo ano.
Segundo o Motorsport.com, Piastri assinou um contrato como piloto de reserva da McLaren para 2023 que será transformado num lugar a tempo inteiro caso a formação de Woking consiga romper as ligações contratuais com Ricciardo.
De acordo com a mesma fonte, Piastri esteve perto de ser emprestado pela Alpine à Williams, mas o acordo não se efetivou devido ao interesse da McLaren, equipa de Andreas Seidl, que liderava o programa da Porsche no Mundial de Resistência quando Mark Webber, agora manager de Piastri, representava a marca de Estugarda.
Ricciardo, que tem enfrentado dificuldades para extrair todo o potencial do carro da McLaren e igualar o nível de desempenho do seu colega de equipa, possui contrato com o construtor britânico até ao final da temporada de 2023.
A rutura desse acordo deverá levar a que a McLaren seja obrigada a indemnizar Ricciardo – e possivelmente a pagar o salário do australiano até ao final do próximo ano.
Ricciardo não estará interessado em juntar-se ao recém-anunciado programa da McLaren na Fórmula E e procurará, por isso, assegurar um lugar noutra equipa do pelotão da Fórmula 1.
Caso se confirme o término da ligação entre Ricciardo e a McLaren, o regresso à posição de colega de equipa de Esteban Ocon na Alpine representaria o cenário mais plausível.