Daniel Ricciardo diz que uma potencial mudança para equipas como a McLaren ou a Renault poderia representar um cenário interessante e garante não ter ficado surpreendido com a decisão da Red Bull de usar motores Honda a partir de 2019.
O contrato de Ricciardo com a Red Bull termina no final do ano e o australiano é neste momento uma das principais peças do mercado de pilotos de 2019, já que tem sido associado a lugares na Ferrari e na Mercedes.
Ricciardo já deixou bem claro que quer estar num carro capaz de lutar pelo título mas também não escondeu que McLaren e Renault podem ser opções interessantes para o futuro.
“Não vou dizer ‘não, não me interessa’“, afirmou. “Provavelmente devido àquilo que o Lewis conseguiu fazer com a Mercedes.”
“Sei que essas duas equipas ainda não estão nessa posição, mas poderão estar no futuro? Talvez.”
“Pensar nisso tem algum interesse. Não diria que está provavelmente no topo da minha lista neste momento, mas também não descartaria essas opções.”
“É óbvio que a McLaren e a Renault ainda não estão lá, mas talvez estejam dentro de um ou três anos.”
Falando especificamente sobre a oferta que a McLaren terá proposto à Red Bull, Ricciardo reconheceu que o interesse da equipa de Woking seria lógico.
“Vi isso há cerca de uma hora”, disse Ricciardo. “Vou ser honesto, todos estão a falar de Mercedes e Ferrari como potenciais opções para mim, mas sei que vão surgir ofertas de outras equipas, e a McLaren é provavelmente uma delas.”
“Provavelmente depende do que o Fernando vai fazer, se fica ou se vai embora. Se for embora, eles devem querer um piloto mais experiente. Veremos.”
“Há muitas coisas a considerar e neste momento não tenho nada para comentar sobre isso.”
Ricciardo já tinha revelado que iria tomar a sua decisão depois de a Red Bull assegurar o fornecimento de motores para 2019, algo que aconteceu esta semana com a assinatura de um acordo de dois anos com a Honda.
“Já estava à espera que pudesse acontecer, por isso não é um grande choque ou uma surpresa para mim”, afirmou Ricciardo.
“Era algo para o qual me estava a tentar preparar e calcular na minha mente. Agora que é oficial, vou tentar perceber um pouco mais e tentar juntar as peças e ver se é uma boa decisão.”
“Há certamente muitas vantagens, e é isso que vou tentar juntar na minha mente.”
Quando lhe perguntaram se havia um prazo para a definição do seu futuro, Ricciardo disse querer deixar tudo resolvido antes da pausa de verão da Fórmula 1.
“Agora que a equipa já tem um acordo de fornecimento de motores, o ideal para eles é saber alguma coisa o mais rápido possível. Provavelmente nas próximas duas semanas seria o ideal para eles”, disse.
“Para mim seria bom ir para a pausa de verão a saber o que vou fazer para que possa relaxar. Não será bom se estiver duas semanas ao telemóvel no mês de Agosto.”