Daniel Ricciardo cumprirá uma penalização na grelha de partida para o seu último Grande Prémio com a McLaren.
O piloto australiano causou uma colisão com Kevin Magnussen que motivou o abandono de ambos na volta inaugural do Grande Prémio de São Paulo.
Considerado pelos comissários desportivos o único responsável pelo incidente, Ricciardo perderá três posições na grelha em Abu Dhabi.
“Ricciardo tocou no carro de Magnussen na Curva 8 durante a primeira volta, o que causou um pião de Magnussen e uma colisão entre ambos os carros”, lê-se no relatório dos comissários desportivos.
“A McLaren explicou que, de acordo com o seu ponto de vista, Magnussen estava mais lento do que os carros à sua frente na saída da Curva 8, o que dificultou o julgamento da velocidade de aproximação.”
“Ricciardo explicou que pensou ter abrandado o suficiente para não colidir com Magnussen e que julgou ligeiramente mal a distância. Os comissários desportivos reconheceram que o incidente não foi imprudente. No entanto, eles determinaram que o incidente se deu entre dois carros e não foi influenciado por outros, o que significa que não pode ser considerado um ‘incidente de primeira volta’.”
“Os comissários determinaram que Magnussen abordou aquela curva de forma normal e que não fez quaisquer movimentos erráticos. Por isso, os comissários desportivos determinaram que Ricciardo foi o único responsável pelo incidente.”