Enquanto São Paulo espera ter condições para acolher um Grande Prémio de Fórmula 1 num autódromo de Interlagos com as bancadas totalmente preenchidas, o Japão está perto de cancelar a corrida de Suzuka pelo segundo ano consecutivo.
Numa conferência de imprensa levada a cabo esta segunda-feira, João Doria, governador de São Paulo, deu conta da intenção de adiar o Grande Prémio por uma semana – de 7 para 14 de Novembro, o que faria com que a corrida se disputasse na véspera no Dia da Proclamação da República, feriado nacional no Brasil.
Doria confirmou ainda que os organizadores continuam a trabalhar no sentido de possibilitar que o evento abra as portas ao público e se realize com lotação total e medidas como a obrigatoriedade do uso de máscara.
Em sentido oposto, o Grande Prémio do Japão, agendado para o dia 10 de Outubro, está em risco de ser cancelado devido à ativação do Estado de Emergência em algumas áreas do país.
De acordo com a RACER, o anúncio de que Suzuka se juntará à lista de corridas canceladas em 2021 deverá surgir nos próximos dias.
Caso se confirme, o cancelamento do Grande Prémio do Japão poderá levar a que o Grande Prémio da Turquia, marcado para o fim de semana anterior, também seja retirado do calendário.
Uma deslocação para solo japonês após a corrida turca evitaria que todos os envolvidos no ‘Grande Circo’ fossem obrigados a cumprir uma quarentena de 10 dias à chegada ao Reino Unido.