A Fórmula 1 confirmou que a atual situação pandémica no Japão levou o governo nacional a cancelar a corrida de Suzuka pelo segundo ano consecutivo.
Embora a realização dos Jogos Olímpicos tenha dado esperança aos organizadores do Grande Prémio do Japão, que acreditavam ser possível abrir o circuito de Suzuka ao público, o governo optou por cancelar o evento marcado para os dias 8, 9 e 10 de Outubro.
“Na sequência de discussões com o promotor e as autoridades no Japão, foi tomada a decisão pelo governo japonês de cancelar a corrida desta temporada devido às atuais complexidades da pandemia no país”, lê-se no comunicado lançado pela Fórmula 1.
“A Fórmula 1 está agora a trabalhar nos detalhes do calendário revisto e anunciará os detalhes finais nas próximas semanas.”
“A Fórmula 1 provou este ano, e em 2020, que nos podemos adaptar e encontrar soluções para as incertezas e está entusiasmada com o nível de interesse em locais para receber eventos este ano e no futuro.”
Este anúncio significa que a Honda não terá a oportunidade de competir pela última vez diante do seu público antes de se retirar da Fórmula 1 no final da temporada.
“Como Honda, estamos particularmente desapontados, porque este é o último ano do nosso projeto de Fórmula 1 e sabemos que muitos fãs estavam ansiosos por marcar presença no evento”, disse um porta-voz do construtor japonês.