A Sauber pediu desculpa aos seus pilotos pelos incessantes problemas nas paragens nas boxes que Valtteri Bottas descreveu como “inaceitáveis”.
Depois de problemas com as porcas das rodas terem causado paragens extremamente lentas e arruinado as ambições da equipa nos dois primeiros Grandes Prémios da temporada, a Sauber esperava ter feito progressos com as modificações de “mitigação” implementadas em Melbourne.
No entanto, tanto Bottas como Zhou Guanyu voltaram a ser prejudicados por paragens incrivelmente lentas no Grande Prémio da Austrália.
Bottas rodava à frente dos monolugares da Haas quando a troca de pneus de 28 segundos o afastou da luta pelos lugares pontuáveis.
“Antes de mais, temos de pedir desculpa aos nossos pilotos, especialmente ao Valtteri, que na primeira parte da corrida mostrou que podia acompanhar os dez primeiros e estava claramente a lutar por um lugar nos pontos, graças a um bom arranque e a um ritmo forte”, disse o representante da equipa Alessandro Alunni Bravi.
“O que aconteceu ao Valtteri é um problema ligeiramente diferente, mas relacionado com o que aconteceu no Bahrain e na Arábia Saudita. Pagámos um preço muito elevado e isso arruinou completamente a corrida do Valtteri.”
“Como dissemos antes da corrida, implementámos medidas de mitigação para o nosso problema nas paragens nas boxes, algo que melhorou a situação. Mas, como vimos, não resolveu completamente o problema.”
“Como equipa, temos de assumir as nossas responsabilidades quando estas coisas acontecem. É a única forma de melhorarmos.”
Bottas considera que um lugar entre os dez primeiros estava ao seu alcance em solo australiano.
“Uma paragem de 30 segundos não é aceitável, mas estamos a trabalhar nisso”, afirmou o finlandês.
“É frustrante porque acho que tivemos um bom ritmo, um bom arranque. O ideal seria ter conseguido pontos hoje com o desempenho que tivemos. Por isso, é difícil. É óbvio que ainda não resolvemos o problema que temos, portanto é nisso que temos de continuar a trabalhar.”
“O nosso desempenho está a melhorar, demos um passo em frente com as atualizações que a equipa fez e devíamos ter estado nos pontos. Estivemos a lutar com o Fernando na fase inicial e acredito que o oitavo ou o nono lugar estariam ao nosso alcance. Continuamos a trabalhar arduamente. Haverá mais atualizações em breve e penso que podemos dar um passo ainda maior no Japão.”