James Key, diretor técnico da Stake F1 Team, referiu que o KICK Sauber C44 apresenta mudanças “ambiciosas” em relação ao carro de 2023.
A equipa baseada em Hinwil revelou esta segunda-feira o novo monolugar de Valtteri Bottas e Zhou Guanyu.
Key, que regressou à equipa em junho de 2023 para desempenhar a função de diretor técnico, explicou as principais alterações implementadas no projeto de 2024.
“O C44 é praticamente um carro completamente novo, com algumas áreas reaproveitadas na traseira do carro”, disse Key.
“A equipa teve de tomar uma direção ambiciosa muito antes de eu entrar: há muitas alterações mecânicas, algumas das quais não se veem de todo, mas outras são muito visíveis.”
“A suspensão dianteira é completamente nova, um projeto difícil e ambicioso para uma equipa da nossa dimensão. Também há muitas alterações aerodinâmicas, como seria de esperar, uma vez que esta continua a ser a principal área de desenvolvimento – por isso, no geral, o carro terá um aspeto bastante diferente do carro do ano passado. Seguimos muitas direções novas e interessantes, todas elas com bastante potencial, pelo que estamos ansiosos por vê-las em pista.”
Quando lhe pediram para expandir sobre as alterações levadas a cabo no C44, Key acrescentou: “Desde 2022, quando estes regulamentos entraram em vigor, os carros desenvolveram-se muito rapidamente e há muito potencial em muitas áreas do carro.”
“Embora essas tendências provavelmente continuem no terceiro ano, pode haver pessoas que comecem a contrariar a tendência, e temos de estar atentos a isso. Algumas destas áreas parecem ter progredido muito nos últimos dois anos e estou certo de que o mesmo acontecerá este ano.”
“Por exemplo, a suspensão dianteira é muito diferente no nosso novo carro, uma vez que mudámos para uma suspensão dianteira pull-rod, que algumas outras equipas (Red Bull e McLaren) também adotaram. Esta foi uma escolha ditada pela aerodinâmica e não por razões mecânicas.”