Günther Steiner admitiu que a Haas se inspirou no conceito do monolugar da Ferrari para evoluir o seu próprio carro e defendeu que esse era o caminho mais óbvio para a formação norte-americana.
Esta sexta-feira, a equipa de Steiner apresentou em Budapeste um pacote de evoluções que segue o conceito idealizado pela Ferrari ao nível dos sidepods, do difusor e do fundo.
Durante o fim de semana do Grande Prémio de Hungria, apenas Kevin Magnussen terá acesso à nova especificação do carro da Haas.
Quando lhe perguntaram se esperava que o Haas fosse apelidado de ‘Ferrari branco’ no paddock, Steiner respondeu: “Estou à espera que seja rápido. Se alguém disser que copiámos, então porque deveríamos ter copiado a Williams?”
“Não quero desrespeitar a Williams, mas é um conceito completamente diferente e eles estão atrás de nós. Portanto, se for para copiar algo, copias os melhores. E neste momento, os melhores são a Ferrari e a Red Bull.”
“Temos o mesmo motor que a Ferrari, a mesma caixa de velocidades, a mesma suspensão, porque copiaríamos qualquer outra coisa? E eles estão a ganhar corridas, portanto é só fazer um mais um. Não somos estúpidos.”
Steiner afirmou que a Haas avaliou os conceitos das três principais equipas antes de decidir o caminho a seguir com desenvolvimento do seu monolugar.
“Existem três conceitos: o conceito da Ferrari, o conceito da Red Bull e o conceito da Mercedes”, acrescentou.
“Somos próximos da Ferrari, portanto é óbvio que vamos ver o que a Ferrari fez e copiar esse conceito. Mas demora algum tempo porque tivemos de lançar o carro, correr e ir ao túnel de vento fazer testes.”