No mesmo dia em que foi anunciado como membro da academia de pilotos da McLaren, Martinius Stenshorne recebeu a notícia de que não será autorizado a participar na ronda da Fórmula 3 em Silverstone. Nikola Tsolov, membro da academia da Alpine, também foi afastado do campeonato por um fim de semana.
Stenshorne e Alex Dunne foram esta quinta-feira confirmados como os mais recentes membros da academia da McLaren.
No entanto, algumas horas após o anúncio, a FIA revelou que Stenshorne não poderá competir em Silverstone por não ter notificado o órgão da sua participação na ronda do campeonato britânico GB3 que decorreu na mesma pista no final do mês de Abril.
Stenshorne esteve em pista durante o teste que antecedeu a prova e alinhou nas duas corridas do fim de semana com a Chris Dittmann Racing, infringindo assim dois artigos dos regulamentos desportivos.
“Tendo analisado o assunto extensivamente, os comissários desportivos determinaram que o piloto e a equipa não informaram a FIA e o promotor sobre os testes de monolugares, tal como requerido pelo Artigo 10.4”, lê-se no veredito.
“Também não solicitaram autorização por escrito para que o piloto participasse num evento isolado da GB3, tal como exigido no Artigo 10.4 e) do Regulamento Desportivo.”
“Os comissários desportivos também notaram que tanto a FIA como o representante do promotor admitiram que, se tivessem recebido um pedido para que o Carro 15 participasse na corrida isolada em Silverstone, teriam negado a autorização devido às semelhanças entre o carro da GB3 e o carro da Fórmula 3 e à vantagem desportiva para o piloto.”
O búlgaro Nikola Tsolov foi banido da ronda de Spa-Francorchamps por ter alinhado no evento do campeonato Eurocup-3 no traçado belga.






