Stoffel Vandoorne irá partir para o Grande Prémio do seu país da última posição, já que incorreu numa penalização de 35 lugares na grelha de partida.
Depois dos problemas da Hungria, o belga – que foi hoje confirmado por mais um ano na McLaren – estreará uma nova versão da terceira especificação do motor Honda em Spa-Francorchamps.
Tratando-se de uma unidade de potência completamente nova, será necessário instalar o quinto motor de combustão interna, o oitavo turbocompressor, o oitavo MGU-H, o quinto MGU-K, a sexta unidade de armazenamento de energia e a unidade eletrónica de potência
O seu colega de equipa Fernando Alonso preferiu não penalizar e incorporar apenas as novidades que não obrigam a uma troca de motor.
É muito provável que o espanhol opte por penalizar em Monza para chegar a Singapura nas melhores condições. O traçado citadino é uma das melhores oportunidades para a McLaren obter um bom resultado até ao final do ano.
Marcus Ericsson também foi penalizado em cinco posições na grelha de partida devido à troca da caixa de velocidades do seu Sauber.