Lance Stroll admite que as prestações de Fernando Alonso mostram que precisa de melhorar o seu próprio desempenho – e descreve o espanhol como o melhor colega de equipa que teve na Fórmula 1.
O piloto canadiano ainda não conseguiu tirar partido do potencial do carro de 2023 da Aston Martin para subir ao pódio, enquanto Alonso terminou entre os três primeiros em seis das oito corridas já disputadas.
“Em termos de ritmo puro, ele tem estado mais confortável do que eu”, disse Stroll. “Ele tem sido mais rápido e está a pilotar incrivelmente bem.”
“Acho que nós, como equipa, não tirámos o máximo partido dos nossos fins-de-semana. Acho que não mostrámos alguns dos nossos verdadeiros resultados, mas há definitivamente algum trabalho a fazer e algumas coisas a melhorar.”
“O Fernando tem estado a um nível muito, muito elevado, e eu tenho de trabalhar nalgumas coisas e melhorar.”
Stroll acredita que há muitos fatores que contribuíram para as dificuldades que tem enfrentado desde o início da temporada, mas admite que Alonso tem sido mais competitivo em todas as circunstâncias.
“Penso que é uma combinação de coisas”, acrescentou. “Acho que há coisas no carro e coisas minhas. Eu perdi uma tremenda quantidade de testes no início da temporada, isso é sempre importante.”
“Mas, honestamente, o Fernando tem estado a um nível muito, muito alto. E mesmo quando sinto que tive dias muito bons, ele tem sido sempre um pouco mais rápido. Ele tem estado a um nível mesmo muito elevado.”
Quando lhe perguntaram se olha para as prestações de Alonso como uma motivação para melhorar, Stroll respondeu: “Sem dúvida.”
“Ele tem feito isto durante toda a sua carreira. Ele extrai o máximo de cada carro, mesmo quando não é um carro vencedor. Penso que ele está a demonstrar isso outra vez esta temporada.”
“Com este carro, ele está a ir ao limite e a terminar atrás do Max em praticamente todas as corridas. Portanto, é muito impressionante. E eu estou definitivamente motivado para tentar chegar a esse nível.”
“Não quero arranjar desculpas. Houve dias em que me senti muito bem no carro e não senti que estivesse em desvantagem por ter falhado os testes, e outros em que quisemos experimentar algo e não sabíamos que direção seguir, porque são coisas que experimentamos nos testes.”
Quando solicitado a comparar Alonso com os seus anteriores colegas de equipa, Stroll referiu: “Ele é o melhor colega de equipa que já tive, sem dúvida.”