Otmar Szafnauer acredita que os problemas de fiabilidade que marcaram a pré-temporada da Aston Martin ainda estão a condicionar as prestações de Sebastian Vettel mas está confiante de que o alemão irá ultrapassar a frustração para ir ao encontro das expectativas “muito altas” que o próprio estabeleceu.
Vettel, que trocou a Ferrari pela Aston Martin em 2021, foi o piloto que menos quilómetros completou nos testes de pré-temporada, com alguns problemas mecânicos no AMR21 a dificultarem a sua adaptação à equipa.
Depois de ter sido eliminado na primeira fase da sessão de qualificação no Bahrain e de ter colidido com o Alpine de Esteban Ocon na corrida de Sakhir, o piloto da Aston Martin viu a sua corrida ser comprometida por um problema de travões em Imola, o que significa que ainda não pontuou ao serviço da sua nova equipa.
“Para o Seb, a filosofia do AMR21 é completamente diferente e isso leva tempo a aprender”, disse Szafnauer. “Falei com o Checo, ele foi para a Red Bull, que tem uma filosofia diferente da nossa, e diz o mesmo.”
“Vai demorar algum tempo para conseguir ultrapassar os detalhes necessários para tirar o máximo partido do carro. Quanto mais tempo em pista, melhor.”
“O Seb não esteve na luta em Imola, não por culpa dele, mas se olharmos para o ritmo dele com pneus slicks, foi promissor. Penso que isso mostra que ele está a começar a entender o carro.”
“O que mais lamento é que não tenhamos sido tão fiáveis como deveríamos ter sido no inverno”, acrescentou. “Custou ao Seb uma parte significativa do seu dia e meio de rodagem.”
“Se tivéssemos tido mais testes, penso que ele estaria numa posição diferente na curva de aprendizagem.”
“O Seb tem expectativas muito altas. Ele vai trabalhar incansavelmente para melhorar e avançar nessa curva de aprendizagem. Ele vai pegar nesse bocado de frustração e ficar ainda mais determinado para se adaptar rapidamente.”