Otmar Szafnauer, diretor de equipa da Aston Martin, pretende que a Fórmula 1 reverta as alterações regulamentares aerodinâmicas que terão prejudicado a sua equipa em 2021 e não descarta a possibilidade de processar a FIA caso isso não aconteça.
O líder da formação de Silverstone acredita que as alterações introduzidas este ano com o intuito de reduzir os níveis de downforce representam uma desvantagem para as equipas que utilizam um conceito de low rake e estão na origem da perda de desempenho da Aston Martin em 2021.
Para além de questionar a necessidade de introduzir alterações no fundo plano, Szafnauer contestou ainda a forma como os novos regulamentos foram aplicados, sugerindo que a Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da Fórmula 1, teve influência numa decisão que deveria ter sido tomada somente pela FIA.
“Penso que a coisa certa a fazer é ter as discussões com a FIA e descobrir exatamente o que aconteceu e porquê, e depois ver se há algo que possa ser feito para tornar as coisas mais equitativas este ano”, disse Szafnauer.
“Penso que é a coisa certa a fazer. Nós, como equipa, temos de trabalhar arduamente para tentar recuperar tudo o que pudermos, mas ao mesmo tempo, deveríamos ter estas discussões com a FIA para ver se algo pode ser feito para tornar as coisas mais equitativas.”
Questionado sobre a possibilidade de iniciar uma ação judicial contra a FIA, Szafnauer acrescentou: “Penso que só chegaremos a esse ponto após as discussões. É difícil de prever. Penso que a coisa certa a fazer é ver o que pode ser feito.”
Confrontado com as declarações do diretor de equipa da Aston Martin, Christian Horner, líder da Red Bull, afirmou: “Estou ligeiramente surpreendido por ouvir isso. Já ouvi rumores, mas não o tinha ouvido como vocês acabaram de expor.”
“Tivemos um Mercedes a ganhar aquela corrida com um carro que se classificaria de low rake, com uma degradação igual ou até melhor em relação à nossa. Eles pareceram impressionantes e ainda só corremos num circuito.”
“Mas ignorando tudo isso, há um processo para a introdução de regulamentos e eles foram votados por unanimidade antes de serem aprovados pela Comissão da FIA e pelo Conselho Mundial.”
“Quando houve uma alteração na asa dianteira há alguns anos, isso prejudicou-nos bastante. Votamos contra, mas é preciso aceitá-la, por isso parece um pouco ingénuo pensar que, de repente as regras vão ser alteradas após a primeira corrida, depois de o processo ter sido totalmente seguido. Estou a ter dificuldades para perceber isso.”