Formula 1

Testes: Decorações incomuns e memoráveis

Ainda que tenha surpreendido com uma decoração “camuflada” em 2015, a Red Bull não foi a única equipa a optar por um exclusivo esquema de cores nos testes de inverno. Por isso, vale a pena olhar para trás e rever algumas das decorações mais incomuns e memoráveis dos últimos anos.

McLaren regressa às origens – 1997

Bruce McLaren começou por pintar os seus carros de branco e verde, mas foi o laranja brilhante implantado no fim da década de sessenta que se tornou um símbolo da equipa. A McLaren regressou ao laranja por duas vezes nos últimos anos – em 1997 (na imagem) e em 2006. Estará esta mítica cor de regresso em 2017?

Estreia sem patrocinadores da BAR – 1999

Conduzido por Jacques Villeneuve, o primeiro carro da BAR – o BAR 01 – apareceu nos testes de pré-época de 1999 sem patrocinadores. No entanto, na primeira corrida em Melbourne, o esquema de cores foi renovado por completo.

Williams às riscas – 1999

A Williams recorreu por várias vezes às decorações temporárias nos testes, com a mais recente a ter surgido em 2014. O esquema de cores da imagem apareceu em Spielberg, com Jorg Muller ao volante de um renovado Williams com motor BMW.

Renault não esquece o passado – 2002

A decoração azul e amarela da Renault tornou-se uma das mais emblemáticas da década de 2000, com Fernando Alonso a ser um dos pilotos que mais se evidenciou nessa era. Mas antes disso surgiu este simples esquema, que contou com um toque de amarelo num monolugar branco – a fazer lembrar as famosas cores da Renault no final dos anos setenta e início dos anos oitenta.

Red Bull inspira-se nas latas – 2004

Quando a Red Bull iniciou os testes em 2004, depois de ter adquirido a Jaguar Racing, a decoração foi diretamente inspirada nas icónicas latas da gigante empresa de bebidas. No entanto, quando David Coulthard (na imagem) e Christian Klein se alinharam na grelha na Austrália no ano seguinte, a equipa adotou o esquema de cores predominantemente azul escuro, que ainda hoje é usado.

Honda simplifica – 2007

A Honda não foi a primeira equipa a usar um monolugar completamente preto nos testes, mas este esforço no início de 2007 merece um lugar na lista simplesmente pelo contraste com a decoração ‘Planeta Terra’ estreada na Austrália.

Laranja brilhante da Spyker – 2007

Depois de terem adquirido a Midland, os proprietários da Spyker estavam ansiosos por brilhar nos testes, e rapidamente adotaram um esquema de cores alusivo às suas raízes holandesas. Em última análise, a equipa decidiu mudar para um tom diferente depois de descobrir que o laranja original não resultava bem em televisão.

A decoração da estreia da Force India – 2008

Após a aquisição da Spyker por Vijay Mallya em 2007, a Force India testou com esta decoração branca, dourada e vermelha. No entanto, o esquema de cores alterou-se na Austrália, com o monolugar a apresentar um tom mais alaranjado.

Camuflagem da Red Bull – 2015

Nos últimos anos, os fabricantes de carros desportivos habituaram-nos às camuflagens durante o desenvolvimento inicial dos seus projetos, mas a Red Bull foi a primeira equipa a adotar a mesma abordagem na F1. O complexo esquema de cores preto e branco faz com que seja extremamente difícil ver certos detalhes do carro. Ainda assim, esta foi uma das decorações mais carismáticas dos últimos anos.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Notícias

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Com o objetivo de sermos líderes na cobertura do pináculo do desporto motorizado, comprometemos-nos a apresentar o máximo de conteúdo disponível nunca sacrificando a qualidade do mesmo.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair Comment.

Facebook

Copyright © 2017 F1PT.

To Top
Download Premium Magento Themes Free | download premium wordpress themes free | giay nam dep | giay luoi nam | giay nam cong so | giay cao got nu | giay the thao nu