Ainda que tenha surpreendido com uma decoração “camuflada” em 2015, a Red Bull não foi a única equipa a optar por um exclusivo esquema de cores nos testes de inverno. Por isso, vale a pena olhar para trás e rever algumas das decorações mais incomuns e memoráveis dos últimos anos.
McLaren regressa às origens – 1997
Bruce McLaren começou por pintar os seus carros de branco e verde, mas foi o laranja brilhante implantado no fim da década de sessenta que se tornou um símbolo da equipa. A McLaren regressou ao laranja por duas vezes nos últimos anos – em 1997 (na imagem) e em 2006. Estará esta mítica cor de regresso em 2017?
Estreia sem patrocinadores da BAR – 1999
Conduzido por Jacques Villeneuve, o primeiro carro da BAR – o BAR 01 – apareceu nos testes de pré-época de 1999 sem patrocinadores. No entanto, na primeira corrida em Melbourne, o esquema de cores foi renovado por completo.
Williams às riscas – 1999
A Williams recorreu por várias vezes às decorações temporárias nos testes, com a mais recente a ter surgido em 2014. O esquema de cores da imagem apareceu em Spielberg, com Jorg Muller ao volante de um renovado Williams com motor BMW.
Renault não esquece o passado – 2002
A decoração azul e amarela da Renault tornou-se uma das mais emblemáticas da década de 2000, com Fernando Alonso a ser um dos pilotos que mais se evidenciou nessa era. Mas antes disso surgiu este simples esquema, que contou com um toque de amarelo num monolugar branco – a fazer lembrar as famosas cores da Renault no final dos anos setenta e início dos anos oitenta.
Red Bull inspira-se nas latas – 2004
Quando a Red Bull iniciou os testes em 2004, depois de ter adquirido a Jaguar Racing, a decoração foi diretamente inspirada nas icónicas latas da gigante empresa de bebidas. No entanto, quando David Coulthard (na imagem) e Christian Klein se alinharam na grelha na Austrália no ano seguinte, a equipa adotou o esquema de cores predominantemente azul escuro, que ainda hoje é usado.
Honda simplifica – 2007
A Honda não foi a primeira equipa a usar um monolugar completamente preto nos testes, mas este esforço no início de 2007 merece um lugar na lista simplesmente pelo contraste com a decoração ‘Planeta Terra’ estreada na Austrália.
Laranja brilhante da Spyker – 2007
Depois de terem adquirido a Midland, os proprietários da Spyker estavam ansiosos por brilhar nos testes, e rapidamente adotaram um esquema de cores alusivo às suas raízes holandesas. Em última análise, a equipa decidiu mudar para um tom diferente depois de descobrir que o laranja original não resultava bem em televisão.
A decoração da estreia da Force India – 2008
Após a aquisição da Spyker por Vijay Mallya em 2007, a Force India testou com esta decoração branca, dourada e vermelha. No entanto, o esquema de cores alterou-se na Austrália, com o monolugar a apresentar um tom mais alaranjado.
Camuflagem da Red Bull – 2015
Nos últimos anos, os fabricantes de carros desportivos habituaram-nos às camuflagens durante o desenvolvimento inicial dos seus projetos, mas a Red Bull foi a primeira equipa a adotar a mesma abordagem na F1. O complexo esquema de cores preto e branco faz com que seja extremamente difícil ver certos detalhes do carro. Ainda assim, esta foi uma das decorações mais carismáticas dos últimos anos.