Naoki Yamamoto estrear-se-á ao volante de um monolugar de Fórmula 1 ao participar na primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Japão com a Toro Rosso.
O japonês substituirá Pierre Gasly na manhã de sexta-feira, cumprindo o desejo da Honda de colocar um piloto local em pista no evento que a empresa suporta financeiramente.
O piloto apoiado pela Honda está a lutar por um segundo título consecutivo na Super Formula e irá regressar a Suzuka no final do mês para a última ronda do campeonato de monolugares japonês.
Yamamoto já trabalhou no simulador da Toro Rosso e marcou presença em algumas corridas europeias para conhecer o departamento de engenheria da equipa.
O campeão em título da Super Formula e do Super GT satisfaz confortavelmente os requisitos para obter uma superlicença que o permitirá participar em sessões de treinos livres.
Para o piloto japonês, a participação na primeira sessão de treinos livres em Suzuka será a realização de um sonho de infância.
“Ter esta oportunidade em Suzuka, um circuito muito importante para todos os pilotos japoneses, diante de uma multidão de fãs tão grande, tornará a experiência ainda mais especial”, acrescentou.
“O meu único objetivo será fazer um bom trabalho para a equipa, reunindo dados e informações que serão úteis para eles no fim de semana.”