Franz Tost, diretor da Toro Rosso, afirma que Alexander Albon tem impressionado a equipa na sua temporada de estreia e acredita que o piloto tailandês poderá estar a dar início a uma carreira de sucesso na Fórmula 1.
Albon, que ainda não tinha estado ao volante de um monolugar de Fórmula 1 até ao passado mês de Fevereiro, superou Daniil Kvyat nas duas sessões de qualificação já realizadas e somou os seus primeiros pontos com um nono lugar no Bahrain.
“Ficamos positivamente impressionados desde o primeiro teste”, disse Tost. “Ele está a fazer um trabalho muito bom, e tenho de dizer que se continuar assim, irá tornar-se um piloto de Fórmula 1 muito bem sucedido.”
“O controlo do carro é um dos seus pontos fortes. Até agora, e espero que se mantenha assim, não teve um acidente. O seu conhecimento técnico também. Ele dá-nos um feedback muito bom e que iguala exatamente aquilo que o Daniil, que é muito mais experiente, diz.”
“E ele entende os pneus. Penso que aprendeu isto na Fórmula 2, porque lá tens de tratar muito bem dos pneus.”
Embora o duplo abandono da Renault tenha ajudado Albon a chegar aos pontos em Sakhir, Tost acredita que o tailandês teve azar na qualificação e mereceu, por isso, o resultado final.
“Ele teve uma corrida muito bem sucedida”, acrescentou. “Ele teve azar na qualificação porque parte da sua asa da frente partiu, caso contrário penso que teria chegado ao Q3.”
“Ele geriu muito bem os pneus e mereceu a nona posição. Tenho de dizer que todos os rookies merecem estar na Fórmula 1. O Alex está a fazer um trabalho fantástico, tal como o Norris e o Russell.”