Yuki Tsunoda acredita que Nyck de Vries merecia ter disputado mais Grandes Prémios com a AlphaTauri na Fórmula 1 e elogia o “impressionante” feedback que o neerlandês transmitia à equipa.
De Vries foi dispensado pela AlphaTauri e substituído pelo australiano Daniel Ricciardo após 10 Grandes Prémios.
Quando lhe perguntaram se De Vries deveria ter tido mais tempo para mostrar o seu potencial, Tsunoda respondeu: “Penso que a maioria destas 10 pistas, ou pelo menos algumas delas, ele não conhecia, portanto acho que sim.”
“Penso que ele estava a fazer um trabalho muito bom. Consigo perceber pelos tempos por volta e pela forma como ele se comportava na equipa que a confiança dele estava a crescer gradualmente. Por isso, sim, foi um pouco surpreendente.”
Tsunoda sublinhou o feedback fornecido por De Vries à equipa e reconheceu que essa é uma área onde precisa de melhorar.
“Especialmente o feedback após a sessão”, acrescentou. “Ele era muito específico sobre a forma como o carro se comportava.”
“Nunca vi um piloto assim, ele estava a dizer coisas muito específicas, a descrever cada detalhe, de uma forma fácil de perceber.”
“E consigo perceber porque é que ele teve tantos sucessos no passado. Nesses aspetos, que são provavelmente uma limitação para mim, preciso de dar um passo em frente. E o Nyck era um exemplo muito bom e uma boa referência naquilo que preciso de fazer.”
Solicitado a elaborar a forma detalhada com De Vries abordava as questões técnicas, Tsunoda referiu: “A forma como o carro se comporta em curva, tanto em travagem como na entrada e a meio. Ele sugere opções para resolver esses problemas, também para o desenvolvimento futuro do carro.”
“O que mais me impressionou foi o último dia do teste de Abu Dhabi. Ele pilotou o nosso carro e descreveu a forma como a asa dianteira se comporta durante a curva, e estava a fazê-lo de forma quase perfeita, dizendo o quanto a asa se movia durante a curva e a forma como isso afetava o comportamento do carro.”
“Ele acertou na perfeição as características e o design que tínhamos seguido para a asa dianteira. Eu acabei de ver o Rush e o Niki Lauda era muito bom no feedback sobre o carro. O Nyck é provavelmente um Niki Lauda.”