Há 10 anos, em Mugello, Valentino Rossi conduzia o F2008 no penúltimo dos seis testes que realizou com a Ferrari. O quão perto esteve a lenda do MotoGP de ingressar na Fórmula 1?
2004
Em Abril de 2004, Rossi testava um monolugar de Fórmula 1 pela primeira vez em 2004, utilizando um dos capacetes de Michael Schumacher.
“Fui um dia entusiasmante para mim”, disse o italiano na altura. “Conduzir um carro de Fórmula 1 é uma experiência fantástica e foi bom seguir os passos do Schumacher por um dia.”
Schumacher esteve presente no teste e comentou que Rossi “demorou um pouco a adaptar-se” ao F2004 “mas impressionou no final do dia.”
2005
A meio da temporada de 2005, Rossi regressou a Fiorano para mais um teste com o F2004, contando desta vez com a ajuda de Marc Gené.
“Queria perceber melhor o carro, foi intenso e interessante”, dizia Rossi, que parecia estar cada vez mais deslumbrado com o mundo da Fórmula 1. “Completei muitos quilómetros e comecei a perceber como se comportava o carro.”
2006
No seguimento de outro teste privado no final de 2005 e de mais um título no MotoGP, Rossi estava preparado para o seu primeiro teste oficial na Fórmula 1.
Pela primeira vez, Rossi estava em pista com pilotos como Michael Schumacher, Fernando Alonso, Jenson Button, Felipe Massa, Robert Kubica e Mark Webber.
“Não lhe dei nenhum conselho, ele não precisou”, disse Schumacher depois do teste. O alemão estabeleceu um tempo de 1:11.640 e colocou o 248 F1 na quinta posição, enquanto Rossi, com um Ferrari de uma especificação anterior, rodou em 1:12.362 e terminou na 12ª posição, à frente dos McLaren de Pedro de La Rosa e Juan Pablo Montoya, do Toyota de Jarno Trulli e do BMW-Sauber de Robert Kubica.

Foi talvez esta a altura em o piloto do número 46 esteve mais perto de ingressar na Fórmula 1. Para além de ter visto Nicky Hayden sagrar-se campeão na última ronda do MotoGP em 2006, Rossi não tinha qualquer compromisso com a Yamaha para 2007 e os dias de Schumacher na Ferrari estavam a chegar ao fim.
Quando chegou o momento da tomada de decisões, o italiano optou por renovar por mais dois anos com a Yamaha, com a Ferrari a apostar em Kimi Raikkonen para 2007.
2008
O contrato pode não ter sido assinado, mas no final da temporada de 2008 a Ferrari dava mais uma oportunidade a Rossi, que regressava assim a Mugello para dois dias de testes com o F2008.
“O teste correu razoavelmente bem”, comentava Rossi. “Infelizmente não conseguimos completar muitas voltas com piso seco, mas aproveitamos para testar no molhado. O feeling foi bom e pude puxar pelo carro.”
Stefano Domenicalli, na altura presidente da Ferrari, esteve em Mugello e ficou impressionado com o ritmo de Rossi.
Apesar de admitir que se tratou apenas de “pura diversão durante dois dias”, o italiano afirmou que “o Valentino teria sido um excelente piloto de Fórmula 1, mas escolheu outro caminho.”
2010
Em Janeiro de 2010, Valentino Rossi completava o seu sexto e último teste com a Ferrari em Barcelona. Novamente ao volante de um F2008, completou mais de 600 quilómetros no decorrer dos dois dias de testes, terminando a sessão com um respeitável 1:21.900.
“Reservamos os últimos 45 minutos para experimentar uma espécie de simulação de qualificação com pouco combustível e pneus novos”, dizia o piloto de Tavullia. ”
“Se fosse preciso, teria assinado com sangue para viver um momento como este. Agradeço à Ferrari e especialmente ao Domenicali e ao Montezemolo.”
Embora este teste já tenha sido uma espécie de despedida, Rossi esteve muito perto de substituir Felipe Massa – que se tinha lesionado num acidente na Hungria – em 2009.
“Falei com a Ferrari sobre correr em Monza, mas sem testar não seria lógico. Entrar na Fórmula 1 sem testar seria mais arriscado do que divertido. Não é possível ficar a perceber tudo em três dias.”
Desde então, Rossi não regressou ao habitáculo de um monolugar de Fórmula 1, ainda que se tenha aventurado nos ralis – com vitórias no Monza Rally Show -, nos GT’s – com um Ferrari 458 GT3 em Monza – e na Nascar – com um teste em Charlotte com o Toyota de Kyle Busch.
Recentemente, Toto Wolff, diretor executivo da Mercedes, confessou que adoraria organizar um dia de testes com Valentino Rossi e Sebastien Ogier em Silverstone.
O campeão do mundo de ralis testou no ano passado com a Red Bull no Red Bull Ring e dificilmente experimentará o Mercedes devido ao compromisso da equipa com a Monster Energy, mas Rossi poderá mesmo seguir os passos de Jorge Lorenzo e ter essa oportunidade no futuro.