Fórmula 1

Daniel Ricciardo e Portugal: Uma história de sucesso

Estreias, vitórias, título e até o primeiro Shoey. Foi em Portugal que um dos pilotos mais carismáticos da Fórmula 1 viveu alguns dos momentos mais importantes da sua carreira.

2007 

Tendo iniciado a sua carreira internacional com participações em algumas corridas da Fórmula BMW Asia e da Fórmula BMW Britânica, Ricciardo começou a preparar a época de 2008 em Portugal.

Em Outubro de 2007 e naquela que seria apenas a sua terceira corrida na Europa, o australiano deslocou-se até ao Autódromo do Estoril para a penúltima ronda da Fórmula Renault 2.0 Eurocup.

Numa grelha composta por cerca de 40 pilotos, Ricciardo terminou as duas corridas em 17º e 15º, um resultado positivo e que despertava a atenção de Helmut Marko.

No final do ano, a Red Bull entrou em contacto com o australiano para um inesperado convite a participar no teste da Red Bull Junior Team… no Estoril!

“Foi claro para nós que eles só ficariam com o piloto mais rápido. Tivemos cinco voltas cada. Cinco voltas no carro, tudo se resumia a isso. Estou certo de que nunca mais terei tanta pressão na minha carreira. Era o tudo ou nada.”

Aos 18 anos, Ricciardo estreava-se ao volante de um monolugar de Fórmula 1 e impressionava a Red Bull ao ser o mais rápido dos jovens pilotos no traçado português.

“Lembro-me que o Helmut ficou muito impressionado com a forma como controlava o carro. Fiz o melhor tempo mas acho que ele já estava ciente das minhas capacidades.”

“Penso que ele nunca me tinha visto antes. O convite para o teste foi baseado nos próprios olhos e foi aí que ele percebeu que eu tinha de estar na equipa dele.”

2008 

Em 2008, o Autódromo do Estoril voltou a ser palco da penúltima ronda da Fórmula Renault 2.0 Eurocup, desta feita com Ricciardo a chegar ao nosso país inserido na luta pelo título.

Já numa equipa de topo e com o apoio da Red Bull, Ricciardo, que chegava a Portugal na segunda posição no campeonato, triunfou na primeira corrida do fim de semana depois de uma intensa batalha com… Valtteri Bottas!

Daniel Ricciardo ultrapassa Valtteri Bottas rumo à vitória no Estoril

Esse mesmo. O agora piloto da Mercedes na Fórmula 1 arrancou da pole position mas não resistiu à pressão do australiano, vingando-se na segunda corrida ao vencer e ficar mais perto do título.

A luta entre Ricciardo e Bottas foi acompanhada de perto por António Félix da Costa, que terminou ambas as corridas nos cinco primeiros.

2009

Depois de conquistar o vice-campeonato na Fórmula Renault 2.0 Eurocup e numa altura em que já era piloto de testes da Red Bull na Fórmula 1 e piloto titular na Fórmula 3 Britânica, Ricciardo e a equipa de Milton Keynes optaram por experimentar a Fórmula Renault 3.5.

Como não podia deixar de ser, essa estreia aconteceu em Portugal, na sétima ronda de um campeonato que contava com pilotos como Brendon Hartley, Jules Bianchi e Max Chilton.

Ricciardo teve uma prestação discreta nas duas corridas realizadas no Autódromo Internacional do Algarve. Ainda em adaptação ao Dallara FR35 V8, acabou por abandonar na primeira corrida e ser 15º na segunda.

Um mês mais tarde e já no âmbito da penúltima ronda da Fórmula 3 Britânica, Ricciardo regressou a Portimão para aquele que viria a ser um dos momentos mais importantes da sua carreira.

Após um terceiro lugar na corrida de abertura, a quinta posição na segunda corrida foi suficiente para que o australiano chegasse ao título e fizesse a festa em Portugal.

Depois de estreias e de importantes vitórias, Ricciardo confirmava a sua boa relação com Portugal ao conquistar o primeiro grande título da sua carreira.

Foi também neste fim de semana que o australiano deu início a uma das suas imagens de marca – o ‘Shoey’. Eufórico com o feito que acabava de conseguir e na companhia de Max Chilton, Ricciardo foi a banhos na piscina do Autódromo Internacional do Algarve.

“Ainda não caí em mim, mas logo à noite vou perceber o que se acabou de passar e vou festejar à grande”, dizia Ricciardo naquele dia. “Seria bom seguir os passos do Jaime Alguersuari. Não estou a dizer que estarei na Fórmula 1 no próximo ano, mas espero chegar lá num futuro próximo. É esse o meu sonho.”

O resto da história já sabemos: Dois anos depois, Daniel Ricciardo estreava-se na Fórmula 1 e cumpria um sonho que começou a ser delineado em Portugal.

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Últimas Notícias

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Com o objetivo de sermos líderes na cobertura do pináculo do desporto motorizado, comprometemos-nos a apresentar o máximo de conteúdo disponível nunca sacrificando a qualidade do mesmo.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair Comment.

Facebook

Copyright © 2017 F1PT.

Topo