Estreias, vitórias, título e até o primeiro Shoey. Foi em Portugal que um dos pilotos mais carismáticos da Fórmula 1 viveu alguns dos momentos mais importantes da sua carreira.
2007
Tendo iniciado a sua carreira internacional com participações em algumas corridas da Fórmula BMW Asia e da Fórmula BMW Britânica, Ricciardo começou a preparar a época de 2008 em Portugal.
Em Outubro de 2007 e naquela que seria apenas a sua terceira corrida na Europa, o australiano deslocou-se até ao Autódromo do Estoril para a penúltima ronda da Fórmula Renault 2.0 Eurocup.
Numa grelha composta por cerca de 40 pilotos, Ricciardo terminou as duas corridas em 17º e 15º, um resultado positivo e que despertava a atenção de Helmut Marko.
No final do ano, a Red Bull entrou em contacto com o australiano para um inesperado convite a participar no teste da Red Bull Junior Team… no Estoril!

Aos 18 anos, Ricciardo estreava-se ao volante de um monolugar de Fórmula 1 e impressionava a Red Bull ao ser o mais rápido dos jovens pilotos no traçado português.
“Lembro-me que o Helmut ficou muito impressionado com a forma como controlava o carro. Fiz o melhor tempo mas acho que ele já estava ciente das minhas capacidades.”
“Penso que ele nunca me tinha visto antes. O convite para o teste foi baseado nos próprios olhos e foi aí que ele percebeu que eu tinha de estar na equipa dele.”
2008
Em 2008, o Autódromo do Estoril voltou a ser palco da penúltima ronda da Fórmula Renault 2.0 Eurocup, desta feita com Ricciardo a chegar ao nosso país inserido na luta pelo título.
Já numa equipa de topo e com o apoio da Red Bull, Ricciardo, que chegava a Portugal na segunda posição no campeonato, triunfou na primeira corrida do fim de semana depois de uma intensa batalha com… Valtteri Bottas!

Esse mesmo. O agora piloto da Mercedes na Fórmula 1 arrancou da pole position mas não resistiu à pressão do australiano, vingando-se na segunda corrida ao vencer e ficar mais perto do título.
A luta entre Ricciardo e Bottas foi acompanhada de perto por António Félix da Costa, que terminou ambas as corridas nos cinco primeiros.
2009
Depois de conquistar o vice-campeonato na Fórmula Renault 2.0 Eurocup e numa altura em que já era piloto de testes da Red Bull na Fórmula 1 e piloto titular na Fórmula 3 Britânica, Ricciardo e a equipa de Milton Keynes optaram por experimentar a Fórmula Renault 3.5.
Como não podia deixar de ser, essa estreia aconteceu em Portugal, na sétima ronda de um campeonato que contava com pilotos como Brendon Hartley, Jules Bianchi e Max Chilton.
Ricciardo teve uma prestação discreta nas duas corridas realizadas no Autódromo Internacional do Algarve. Ainda em adaptação ao Dallara FR35 V8, acabou por abandonar na primeira corrida e ser 15º na segunda.
Um mês mais tarde e já no âmbito da penúltima ronda da Fórmula 3 Britânica, Ricciardo regressou a Portimão para aquele que viria a ser um dos momentos mais importantes da sua carreira.
Após um terceiro lugar na corrida de abertura, a quinta posição na segunda corrida foi suficiente para que o australiano chegasse ao título e fizesse a festa em Portugal.
Depois de estreias e de importantes vitórias, Ricciardo confirmava a sua boa relação com Portugal ao conquistar o primeiro grande título da sua carreira.
Foi também neste fim de semana que o australiano deu início a uma das suas imagens de marca – o ‘Shoey’. Eufórico com o feito que acabava de conseguir e na companhia de Max Chilton, Ricciardo foi a banhos na piscina do Autódromo Internacional do Algarve.
“Ainda não caí em mim, mas logo à noite vou perceber o que se acabou de passar e vou festejar à grande”, dizia Ricciardo naquele dia. “Seria bom seguir os passos do Jaime Alguersuari. Não estou a dizer que estarei na Fórmula 1 no próximo ano, mas espero chegar lá num futuro próximo. É esse o meu sonho.”
O resto da história já sabemos: Dois anos depois, Daniel Ricciardo estreava-se na Fórmula 1 e cumpria um sonho que começou a ser delineado em Portugal.