Valtteri Bottas bateu Sebastian Vettel por 42 milésimos de segundo e está na pole position para o Grande Prémio da Áustria.
O finlandês da Mercedes rodou em 1:04.251 e estabeleceu um novo recorde do circuito, garantindo assim a sua segunda pole da carreira.
As bandeiras amarelas provocadas pelo Haas de Romain Grosjean no final da sessão não permitiram que os pilotos melhorassem os seus tempos, pelo que Bottas permaneceu na primeira posição com o tempo estabelecido na sua primeira tentativa.
Sebastian Vettel ficou muito perto do tempo de Bottas e vai partir da primeira linha pela primeira vez no Red Bull Ring, naquela que é uma boa oportunidade para ganhar pontos ao seu principal adversário na luta pelo título.
Lewis Hamilton terminou a qualificação na terceira posição mas terá uma penalização de cinco lugares na grelha de partida, arrancando assim de oitavo. O piloto da Mercedes foi o único a rodar com os pneus supermacios na segunda fase da sessão e é com esses pneus que iniciará a corrida.
Kimi Raikkonen foi quarto a quase meio segundo do seu colega de equipa, beneficiando da penalização de Hamilton para arrancar da terceira posição
Seguem-se os dois pilotos da Red Bull, com Daniel Ricciardo em quinto e Max Verstappen em sexto. O holandês não evitou uma saída de pista nos últimos momentos da sessão e ficou a cerca de um décimo de segundo de Ricciardo.
Apesar de ter ficado parado em pista, Romain Grosjean já tinha realizado uma volta rápida, garantindo o sétimo lugar na sessão e batendo os dois pilotos da Force India.
Num fim de semana que não estava a ser fácil para a equipa, Sergio Perez e Esteban Ocon conseguiram colocar ambos os carros nos dez primeiros. O mexicano foi oitavo e o francês ficou logo a seguir. No entanto, ficarão separados na grelha, já que o Mercedes de Hamilton ficará entre os dois.
Carlos Sainz foi o único Toro Rosso a chegar à terceira fase da sessão e foi décimo, enquanto Daniil Kvyat não foi além da 14ª posição.
Nico Hulkenberg falhou o acesso à Q3 por 43 milésimos e ficou à frente dos dois McLaren, com Fernando Alonso a bater Stoffel Vandoorne.
Kevin Magnussen viu o seu Haas sofrer um problema na suspensão no decorrer do Q1, dando por terminada a sua participação na sessão. O dinamarquês já tinha registado um tempo suficiente para passar ao Q2 e partirá de 15º amanhã.
Na primeira fase destaque para a surpreendente eliminação dos dois Williams. A equipa trazia uma série de novidades aerodinâmicas e estava confiante num bom resultado, mas Massa e Stroll não foram além da 17ª e 18ª posições.
Jolyon Palmer e os Sauber de Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein também não escaparam à eliminação no Q1.