• Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contactos
Domingo, Dezembro 21, 2025
  • Login
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações
F1PT
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
F1PT
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Vasseur aponta ao título, aborda o tema da estratégia e garante: “Não haverá primeiro e segundo piloto”

F1PT F1PT
27/01/2023
Vasseur aponta ao título, aborda o tema da estratégia e garante: “Não haverá primeiro e segundo piloto”
Partilhar no FacebookPartilhar no XPartilhar no Whatsapp

Na sua primeira entrevista como diretor de equipa da Ferrari, o francês Frédéric Vasseur afirmou que qualquer objetivo que não a vitória seria “falta de ambição” e garantiu que Charles Leclerc e Carlos Sainz iniciarão a temporada com o mesmo estatuto.

Depois de ter liderado os destinos da Sauber durante os últimos cinco anos, Vasseur juntou-se à Ferrari para substituir Mattia Binotto na posição de diretor de equipa.

Embora erros estratégicos e problemas de fiabilidade tenham impedido a Ferrari de tirar partido da competitividade do seu carro de 2022 para quebrar um jejum de títulos que dura desde 2008, Vasseur está confiante de que a equipa tem “tudo o que precisa” para ser campeã.

“A minha experiência está limitada às últimas duas semanas, mas estou mesmo convencido de que temos tudo para ganhar”, disse Vasseur. “Temos de juntar tudo para fazer um bom trabalho, mas temos tudo para poder ganhar.”

Quando lhe perguntaram se sentia pressão para dar um título à formação de Maranello, Vasseur respondeu: “Quando estás numa equipa de topo, não podes ter outro objetivo que não seja a vitória.”

“Não podes começar a temporada a dizer que ficarás satisfeito com o segundo lugar. Isso seria falta de ambição. Penso que temos tudo para fazer um bom trabalho, pelo que o objetivo tem de ser ganhar.”

Sobre os erros estratégicos que condicionaram o desempenho da equipa na última temporada, Vasseur revelou estar a tentar identificar a origem do problema –  antes de referir que seria “arrogante” levar a cabo mudanças estruturais no início do seu mandato.

“Muitas vezes, quando falas sobre estratégia, só vês a parte visível do iceberg”, acrescentou. “Estratégia não é apenas uma questão de quem está no topo do iceberg.”

“Estou a tentar perceber exatamente o que aconteceu em cada erro do ano passado e tentar saber se é uma questão de tomada de decisão, de organização ou de comunicação.”

“Seria arrogante da minha parte tomar medidas relativamente à organização técnica após duas semanas. Estamos em discussões para tentar compreender como poderíamos melhorar o sistema, qual poderia ser a fraqueza do sistema e para tentar fazer um trabalho melhor.”

“Mas é uma melhoria contínua. Grandes mudanças, do meu ponto de vista, não fariam sentido. Confio nos tipos que temos. Vou tentar fazer o melhor por eles e colocá-los nas melhores condições de trabalho.”

“Depois, passado algumas semanas ou meses, será a altura de tomar medidas se as coisas não estiveram a funcionar. Mas eu confio neles.”

Vasseur, que trabalhou com Leclerc nas categorias de promoção e na Sauber, assegurou que o monegasco e Sainz entrarão para o primeiro Grande Prémio com o mesmo estatuto, mas não descartou a possibilidade de serem impostas ordens de equipa numa fase mais avançada da temporada.

“O objectivo é ganhar para a Ferrari”, explicou. “Não haverá nenhum número um ou dois. Mas se a dada altura tiver de tomar medidas, tomarei medidas. Não importa se é a favor de um ou de outro. Se a dada altura tiver de fazer algo, fá-lo-ei.”

Temas: FerrariFrédéric Vasseur
Notícia Anterior

Alfa Romeo anuncia novo patrocinador principal e Orlen junta-se à AlphaTauri

Próxima Notícia

Vettel: “Os pilotos de ralis não têm o reconhecimento que merecem”

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Verstappen explica mudança para o número 3: “Sempre foi o meu favorito”
Fórmula 1

Verstappen explica mudança para o número 3: “Sempre foi o meu favorito”

19/12/2025

Max Verstappen será o primeiro piloto a tirar partido da alteração regulamentar que permite a mudança do número de competição...

Ler maisDetails
Fórmula 1 revela novas imagens dos carros de 2026 e simplifica terminologias

Fórmula 1 revela novas imagens dos carros de 2026 e simplifica terminologias

17/12/2025
Oficial: Grande Prémio de Portugal regressa ao calendário da Fórmula 1 em 2027

Oficial: Grande Prémio de Portugal regressa ao calendário da Fórmula 1 em 2027

16/12/2025
Norris recebe troféu de campeão do mundo de Fórmula 1 na gala da FIA

Norris recebe troféu de campeão do mundo de Fórmula 1 na gala da FIA

12/12/2025
Ben Sulayem reeleito presidente da Federação Internacional do Automóvel

Ben Sulayem reeleito presidente da Federação Internacional do Automóvel

12/12/2025
FIA atribuirá mais pontos de superlicença aos pilotos da IndyCar a partir de 2026

FIA atribuirá mais pontos de superlicença aos pilotos da IndyCar a partir de 2026

10/12/2025

Sobre Nós

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair

Redes Sociais

  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contactos

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Inicie sessão na sua conta

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Vídeos
  • Calendário
  • Classificações

© 2020 F1PT - © Todos os direitos reservados.