Frédéric Vasseur, diretor de equipa da Alfa Romeo, afirma que Zhou Guanyu tem feito um trabalho perfeito na sua temporada de estreia na Fórmula 1.
Zhou, terceiro classificado na temporada de 2021 da Fórmula 2, conquistou um ponto na sua primeira corrida na Fórmula 1 e regressou aos dez primeiros no Grande Prémio do Canadá, prova que terminou na oitava posição.
“No início, tínhamos estabelecido objetivos como entrar no Q2, somar pontos e assim por diante, e ele está a preencher todos os requisitos”, disse Vasseur.
“Ele chegou ao Q2 na primeira corrida e somou um ponto no Bahrain. Depois conseguiu melhorar passo a passo, apesar de termos tido alguns problemas de fiabilidade.”
“Não lhe dissemos, mas estou mais do que satisfeito por ele ter somado pontos em Montreal. Ele merecia. E ele está a fazer um trabalho perfeito até agora.”
“Ele está a fazer um trabalho perfeito dentro e fora do carro, porque ele é um jogador de equipa muito bom, um colega de equipa muito bom. Ele está sempre a trazer motivação extra aos rapazes e tem uma atitude positiva. Isso é uma boa motivação para nós.”
Embora o contrato de Zhou termine no final da presente temporada e a Alfa Romeo tenha o jovem Théo Pourchaire na sua academia, Vasseur diz que o chinês precisa de permanecer focado em si próprio.
“Toda a gente está mais do que satisfeita com o que ele está a fazer”, acrescentou Vasseur sobre Zhou. “Para mim é uma situação confortável ter um par de pilotos a fazer bons resultados noutras categorias.”
“Mas o Zhou tem de estar focado em si próprio. Estou mais do que satisfeito com o trabalho que ele tem feito.”