Max Verstappen garantiu a sua sexta pole position da temporada em Spielberg, enquanto o outro Red Bull de Sergio Pérez partirá apenas do 15º lugar para o Grande Prémio de domingo.
O piloto neerlandês superou o Ferrari de Charles Leclerc por escassos 48 milésimos de segundo para alcançar a sua quarta pole position consecutiva no Grande Prémio da Áustria.
Carlos Sainz, aos comandos do outro monolugar da Ferrari, terminou uma positiva sessão para a Scuderia no terceiro posto e partilhará a segunda linha da grelha de partida com Lando Norris, que esteve em bom nível com o McLaren evoluído.
Lewis Hamilton levou o Mercedes ao quinto posto, ao passo que Lance Stroll bateu o outro Aston Martin de Fernando Alonso para garantir a sexta posição.
Qualificando-se entre os dez primeiros pela segunda vez consecutiva, Nico Hulkenberg alinhará em oitavo com o Haas, diante do Alpine de Pierre Gasly e do Williams de Alex Albon.
Numa segunda fase da sessão marcada pelas sucessivas violações dos limites de pista, diversos pilotos que tinham realizado voltas suficientemente rápidas para garantir o acesso ao Q3 acabaram por ficar pelo caminho.
Foi o caso de Pérez, que falhou a passagem à derradeira fase da sessão de qualificação pela quarta vez consecutiva após não ter conseguido efetuar uma volta limpa em solo austríaco.
Também eliminados no Q2 ficaram o Mercedes de George Russell, o Alpine de Esteban Ocon, o McLaren de Oscar Piastri e o Alfa Romeo de Valtteri Bottas.
O AlphaTauri de Yuki Tsunoda, o Alfa Romeo de Zhou Guanyu, o Williams de Logan Sargeant, o Haas de Kevin Magnussen e o outro AlphaTauri de Nyck de Vries ficaram de fora na primeira fase da sessão.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Áustria