Franz Tost, diretor de equipa da AlphaTauri, sugeriu que será o desempenho de Nyck de Vries a ditar se o neerlandês manterá o seu lugar até ao final da temporada.
Contratado pelo construtor de Faenza para o lugar de colega de equipa de Yuki Tsunoda em 2023, o piloto de 28 anos tem enfrentado mais dificuldades do que o esperado para alcançar bons resultados.
Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, colocou esta semana mais pressão sobre o seu piloto ao referir que as dúvidas de Christian Horner em relação ao potencial do neerlandês “parecem estar a confirmar-se”.
Esta sexta-feira, quando lhe perguntaram se De Vries tem o lugar assegurado na AlphaTauri até ao final do ano, Tost respondeu: “O Nyck é que decide. Não é a equipa. Se o Nyck tiver um bom desempenho, porque é que o deveríamos substituir?”
Tost foi posteriormente questionado sobre as reais hipóteses de Daniel Ricciardo, atual piloto de reserva da Red Bull, regressar à Fórmula 1 com a AlphaTauri em 2024.
“A filosofia é bastante clara: o desempenho decide”, referiu Tost. “É claro que a filosofia passa por educar jovens pilotos. Mas se os jovens pilotos não estiverem lá…”
“Há alguns jovens pilotos que estão a surgir. O Iwasa está a fazer um bom trabalho, o Hadjar também. Mas é simplesmente demasiado cedo para eles.”
Tost considera que as próximas corridas representam uma oportunidade para De Vries mostrar que merece permanecer na Fórmula 1.
“Na Fórmula 1, todos os pilotos têm pressão”, acrescentou. “Vamos ver o que o Nyck vai fazer aqui e em Silverstone, porque ele conhece estas pistas.”
“Não esqueçamos que um piloto rookie está sempre numa posição muito difícil hoje em dia. Se olharem para a primeira parte da temporada, muitos dos circuitos são desconhecidos para eles.”
“Eles não corriam em Melbourne antes e não correram na Arábia Saudita e em Miami. Em Baku talvez, mas este ano tivemos a corrida sprint, o que significa que o fim de semana passa a voar.”
“E para os rookies, isso é muito, muito difícil. Agora eles vão para pistas que conhecem, o que é sempre uma ajuda.”
“Continuo convencido de que o Nyck pode fazer um bom trabalho. O resto, os resultados mostrarão.”