Max Verstappen triunfou na edição de 2022 do Grande Prémio da Cidade do México e tornou-se o primeiro piloto a conquistar 14 vitórias numa temporada.
O neerlandês arrancou com pneus macios para tentar resistir aos ataques dos pilotos da Mercedes no arranque e manteve-se mesmo na liderança apesar da enorme distância de 800 metros que separa a grelha de partida da primeira curva no Autódromo Hermanos Rodríguez.
Depois de ter superado o seu colega de equipa George Russell na partida do Grande Prémio, Hamilton assumiu-se como o principal opositor de Verstappen na fase inicial da corrida, rodando sempre menos de dois segundos atrás do seu adversário.
Verstappen efetuou a sua primeira paragem na 24ª volta e regressou à primeira posição quatro voltas depois, altura em que Hamilton entrou nas boxes para fazer a sua troca de pneus.
Enquanto o bicampeão da Red Bull colocou pneus médios no seu Red Bull, o britânico da Mercedes apostou no composto duro com o intuito de não voltar a passar pela via das boxes.
O plano alternativo da formação de Brackley acabou, no entanto, por não ser bem sucedido, uma vez que Verstappen realizou um inesperado turno de 47 voltas com os pneus médios e também não passou uma segunda vez pelas boxes do traçado mexicano.
Cruzando a linha de meta com uma confortável vantagem de 15 segundos sobre o seu rival da Mercedes, Verstappen carimbou uma inédita 14ª vitória da temporada e a 34ª da sua carreira.
Embora tenha chegado a estar perto de roubar a segunda posição a Hamilton diante do seu público, Sergio Pérez terminou a corrida no lugar mais baixo do pódio, o mesmo resultado que alcançou há 12 meses.
George Russell alinhou ao lado de Verstappen na primeira linha da grelha de partida, mas perdeu de imediato a posição para Hamilton e também não conseguiu defender-se de Pérez, optando por parar nas boxes na penúltima volta para montar pneus frescos e resgatar o ponto da volta mais rápida.
Carlos Sainz e Charles Leclerc, quinto e sétimo na grelha de partida, ficaram de novo estranhamente longe do ritmo em condições de corrida e nunca estiveram perto de entrar na batalha com as duas equipas da frente.
O espanhol e o monegasco foram apenas quinto e sexto classificados, o que significa que a Ferrari fica agora bastante pressionada pela Mercedes na disputa pelo segundo lugar no campeonato de construtores.
Daniel Ricciardo impressionou ao mostrar-se muito competitivo a bordo do carro da McLaren e nem uma penalização de 10 segundos pela colisão com Yuki Tsunoda o impediu de ver a bandeira de xadrez no sétimo posto.
Esteban Ocon fechou a corrida no oitavo lugar com o Alpine, ao passo que o McLaren de Lando Norris e o Alfa Romeo de Valtteri Bottas completaram os dez primeiros.
Na lista de abandonos, para além de Tsunoda, figurou também Fernando Alonso, vítima de um problema de motor quando ocupava a sétima posição.
Classificação do Grande Prémio da Cidade do México