Max Verstappen alcançou a sua quarta pole position da temporada e viu o seu colega de equipa Sergio Pérez ser eliminado prematuramente em Barcelona.
O campeão em título e líder do campeonato rodou em 1:12.272 para assegurar o primeiro lugar na grelha de partida para a corrida deste domingo.
Carlos Sainz partilhará a primeira linha com Verstappen após ter sido o segundo mais rápido na sessão disputada diante do seu público.
Lando Norris surpreendeu ao colocar o McLaren num muito positivo terceiro posto e à frente do Alpine de Pierre Gasly.
Apenas dois milésimos atrás do francês ficou o Mercedes de Lewis Hamilton, que terá o Aston Martin de Lance Stroll ao seu lado na terceira linha.
Esteban Ocon registou o sétimo tempo aos comandos do outro carro da Alpine, enquanto Nico Hulkenberg esteve em bom plano ao levar o Haas ao oitavo lugar.
Fernando Alonso ficou aquém das expectativas e arrancará de nono para a sua corrida de casa, ao passo que Oscar Piastri encerrou os dez primeiros.
O primeiro piloto a falhar o acesso à terceira fase da sessão foi Pérez, que saiu de pista na sua primeira tentativa e não foi suficientemente veloz na segunda.
George Russell iniciou a sua volta rápida com um bizarro toque no seu colega de equipa e também foi eliminado na segunda fase da sessão, juntamente com o Alfa Romeo de Zhou Guanyu e os AlphaTauris de Nyck de Vries e Yuki Tsunoda.
Na primeira fase da sessão, que esteve interrompida para a remoção da gravilha atirada para a pista na sequência de vários incidentes, ficaram de fora o Alfa Romeo de Valtteri Bottas, o Haas de Kevin Magnussen, o Williams de Alex Albon, o Ferrari de Charles Leclerc e o Williams de Logan Sargeant.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Espanha