Max Verstappen diz que Lewis Hamilton não seguiu as regras estabelecidas pela Federação Internacional do Automóvel na ultrapassagem da primeira volta da corrida em Melbourne.
O piloto da Red Bull saiu da pole position em solo australiano, mas rapidamente perdeu a liderança da corrida para o Mercedes de George Russell.
Na Curva 3, o neerlandês acabaria por ser também ultrapassado pelo outro Mercedes de Hamilton – numa manobra em que foi forçado a alargar a trajetória.
“Do meu lado, tentei apenas evitar o contacto”, disse Verstappen. “É bastante claro nas regras o que estás autorizado a fazer por fora. Isso claramente não foi seguido, mas tudo bem.”
“Tivemos um bom ritmo e acabámos por chegar à frente, mas é algo a ter em conta para as próximas corridas.”
No início da temporada de 2022, o órgão que governa o desporto emitiu um documento onde ofereceu aos pilotos uma clarificação sobre o comportamento aceitável durante as manobras de ultrapassagem.
“Para que o carro que esteja a ser ultrapassado seja obrigado a dar espaço suficiente ao carro que está a ultrapassar, é necessário que o carro que está a ultrapassar tenha uma porção significativa do carro ao lado do carro que está a ser ultrapassado”, lê-se.
“A manobra de ultrapassagem deve ser feita de forma segura e controlada, permitindo que o carro permaneça claramente dentro dos limites da pista.”
“Aquando da avalição do que é uma “porção significativa” para uma ultrapassagem por dentro, entre outros fatores, os comissários terão em conta se os pneus do carro que está a ultrapassar estão ao lado do outro carro até ao apex da curva.’