Max Verstappen diz que ficou “extremamente satisfeito” por ter conseguido dedicar a vitória a Dietrich Mateschitz em Austin.
O neerlandês, que arrancou da segunda posição, assumiu a liderança da corrida ao ultrapassar o Ferrari de Carlos Sainz ainda antes da primeira curva.
Embora se tenha mantido na dianteira durante os períodos de Safety Car que marcaram o primeiro terço da corrida, Verstappen acabaria por cair para trás de Lewis Hamilton e Charles Leclerc após uma longa paragem de 11 segundos nas boxes.
O agora bicampeão do mundo superou Leclerc com uma ultrapassagem na Curva 12 e anulou uma diferença de sete segundos face a Hamilton para alcançar o 13º triunfo da temporada e confirmar o título de construtores da Red Bull.
“Estou extremamente satisfeito por termos ganho neste fim de semana difícil para nós”, disse Verstappen. “Demos tudo hoje, por isso esta vitória é dedicada ao Dietrich. Isto significa muito para mim e para a equipa. A única coisa que podíamos fazer hoje era ganhar.”
“O pitstop lento não ajudou. Fiz tudo o que pude e ataquei ao máximo para voltar à liderança. Eu sei que o Dietrich teria adorado esta corrida.”
“Ele era muito importante para a equipa e é claro que queríamos obter um bom resultado hoje, portanto isto é incrível. Também é fantástico que tenhamos ficado com o título de construtores.”
“É claro que estou triste, mas também estou orgulhoso de toda a equipa e da forma como operaram durante todo o fim de semana – à exceção da paragem nas boxes, mas isso foi um problema na pistola e estas coisas podem infelizmente acontecer.”
“Mas mantivemo-nos unidos e ganhámos também os construtores, portanto estou muito orgulhoso de todos – também das pessoas que nem sequer vêm à pista. O esforço que eles colocaram neste carro tem sido imenso.”