Max Verstappen afirma que a palavra utilizada por Nelson Piquet para se referir a Lewis Hamilton “não foi correta”, mas defende que o brasileiro “não é racista” e não deveria ser banido do paddock da Fórmula 1.
O termo utilizado por Piquet numa entrevista em Novemebro de 2021 deu recentemente origem a uma onda de condenação nas redes sociais, com pilotos, equipas e até a própria Fórmula 1 a dirigirem mensagens de apoio a Hamilton.
Em reação à controvérsia, Piquet emitiu um comunicado para pedir desculpa a Hamilton e esclarecer que não pretendia ofender o heptacampeão do mundo.
Na conferência de imprensa que antecedeu o Grande Prémio da Grã-Bretanha, Verstappen pronunciou-se pela primeira vez sobre o incidente que envolveu o seu sogro.
“Penso que a palavra usada não foi correta”, disse Verstappen. “Que seja uma lição para que no futuro não se use essa palavra, porque é muito ofensiva e, principalmente nos dias de hoje, ganha mais força.”
“Passei algum tempo com o Nelson, acho que mais do que a maioria das pessoas, e ele definitivamente não é racista. Na verdade, ele é um tipo muito simpático e descontraído.”
“E no comunicado que ele lançou acho que podem ver que a palavra pode ser usada de duas formas. Ainda assim, acho que é melhor não a usar.”
Quando lhe perguntaram se concordava com a decisão de banir Piquet do paddock da Fórmula 1, Verstappen respondeu: “Penso que é melhor abrir uma conversa em vez de banir, porque quando banes pessoas, na verdade não estás a ajudar. Não estás a falar. É preciso comunicar.”
“A comunicação é muito importante porque se simplesmente banires a pessoa, não estás a ajudar aquilo que estás a tentar impor, certo? Estás a tentar educar pessoas. Portanto, é melhor ter uma conversa.”
“Estas coisas podem ser facilmente resolvidas. Quando tens uma discussão com alguém e insultas alguém, tens uma boa conversa e pedes desculpa, e neste tipo de coisas é exatamente igual. É claro que não é bom para a pessoa que transtornas, mas as coisas podem ser facilmente esquecidas se aprenderes com os erros que cometeste ou as palavras que disseste.”
“Não acho que devas ser banido do paddock. Especialmente se fores um três vezes campeão do mundo.”