Max Verstappen descreveu a corrida do Mónaco como “muito, muito aborrecida” e afirmou que o único ponto positivo do fim de semana foi o facto de a Red Bull ter descoberto a sua grande fraqueza.
O piloto neerlândes qualificou-se apenas em sexto aos comandos de um RB20 menos competitivo do que o habitual e terminou a corrida na mesma posição.
Para Verstappen, o período de bandeira vermelha que sucedeu o acidente da primeira volta contribuiu para a monotonia da corrida, uma vez que permitiu que os pilotos à sua frente trocassem de pneus e evitassem, assim, uma passagem pela via das boxes até ao final.
“Acabámos onde começámos”, disse Verstappen. “A bandeira vermelha destruiu completamente qualquer tipo de estratégia. Tentei apenas poupar os pneus até ao fim.”
“Sabíamos que 77 voltas com os médios seria extremamente difícil. Por isso, a partir da primeira volta do recomeço, foi uma questão de conduzir a quatro segundos do ritmo e relaxar. Foi muito, muito aborrecido.”
Quando lhe perguntaram se apoiaria a implementação de alterações no traçado para facilitar as oportunidades de ultrapassagem, Verstappen acrescentou: “Sim, porque não podes ultrapassar neste momento. Se eles perguntarem a minha opinião, vou tentar ver o que é possível.”
“No geral, o fim de semana é muito bom. Infelizmente, o dia de domingo é um pouco aborrecido, mas o cenário continua a ser muito bom. Se conseguirmos encontrar uma forma de melhorar a corrida, porque não? Essa seria a minha escolha.”
O Grande Prémio do Mónaco foi o pior em termos de pontos para a Red Bull desde a corrida inaugural da temporada de 2022 no Bahrain.
Verstappen espera que as aprendizagens recolhidas no Mónaco possam ajudar a equipa a mitigar os efeitos do principal ponto fraco do seu carro de 2024.
“Foi um fim de semana muito complicado e desafiante para nós”, acrescentou.”Tivemos muitos danos no carro do Checo. No geral, foi provavelmente um fim de semana para esquecer, mas também com muito para aprender.”
“Acho que o único aspeto positivo deste fim de semana é que percebemos qual é a nossa grande fraqueza e é nisso que temos de trabalhar. Se conseguirmos resolver isso, ou pelo menos melhorar, podemos ganhar de imediato muito tempo por volta. Isso é promissor, mas temos de fazê-lo.”