Max Verstappen foi forçado pelos comissários desportivos a realizar “trabalho do interesse público” após ter proferido um palavrão na conferência de imprensa em Singapura.
O facto de Verstappen ter utilizado linguagem obscena fora do contexto competitivo levou a que a FIA considerasse que o neerlandês incorreu numa violação do Código Desportivo Internacional.
De acordo com os comissários desportivos, o tema já tinha sido abordado por diversas vezes em temporadas anteriores, pelo que foi decidido que a aplicação de uma multa nao seria uma sanção suficientemente severa.
“É política da FIA garantir que a linguagem utilizada nos seus fóruns públicos, tais como conferências de imprensa, cumpre os padrões geralmente aceites para todas as audiências e transmissões”, lê-se no relatório dos comissários desportivos.
“Em particular, isto é verdade no que diz respeito às declarações feitas pelos participantes nos Campeonatos do Mundo e, portanto, como modelos dentro e fora do desporto. Isto é claro nos regulamentos da FIA e foi reforçado através de casos anteriores apresentados aos comissários na Fórmula 1, em particular em Las Vegas em 2023.”
“Os comissários analisaram a transcrição da conferência de imprensa dos pilotos da FIA na quinta-feira em Singapura e Max Verstappen, piloto do carro 1, usou uma linguagem para descrever o seu carro no Azerbaijão que é geralmente considerada “grosseira, rude” ou pode “causar ofensa” e não é considerada adequado para transmissão. Trata-se de “Má conduta”, tal como definido no Artigo 20 do Código Desportivo Internacional, e é uma violação do Artigo 12.2.1.k.”
“Os comissários observaram que a linguagem não era dirigida a ninguém ou a nenhum grupo.”
“Quando foi convocado pelos comissários, o piloto explicou que a palavra utilizada é comum no discurso à medida que a aprendeu, não sendo o inglês a sua língua nativa. Embora os comissários aceitem que isto possa ser verdade, é importante que os modelos aprendam a estar atentos quando falam em fóruns públicos, especialmente quando não estão sob qualquer pressão específica.”
“Verstappen pediu desculpa pelo seu comportamento.”
“Os Comissários observam que foram cobradas multas significativas por linguagem ofensiva ou dirigida a grupos específicos. Não é o caso aqui. Mas, como este tema já foi anteriormente levantado e é do conhecimento dos concorrentes, os Comissários determinaram ordenar uma pena mais elevada do que anteriormente e que Verstappen fosse “obrigado a realizar algum trabalho de interesse público” (Art. 12.4.1.d do Código Desportivo Internacional), em co-coordenação com o Secretário-Geral do Desporto da FIA.”