Max Verstappen e Daniel Ricciardo tiraram partido dos pneus hipermacios e colocaram a Red Bull no topo da tabela de tempos da primeira sessão de treinos livres no Circuito de Yas Marina.
O holandês estabeleceu um tempo de 1:38.491 e bateu Daniel Ricciardo por quase meio segundo na sessão inaugural do último Grande Prémio do ano.
Enquanto a Red Bull utilizou dois jogos de pneus hipermacios durante a sessão, Mercedes e Ferrari terminaram a manhã a rodar com os pneus supermacios, os mais duros à disposição das equipas em Abu Dhabi.
Valtteri Bottas levou o Mercedes equipado com pneus supermacios ao terceiro posto e foi quem mais se aproximou da dupla da Red Bull, batendo o outro W09 de Lewis Hamilton por menos de um décimo de segundo.
Se a Mercedes foi capaz de melhorar o seu tempo com os supermacios, o mesmo não aconteceu com a Ferrari, que terminou com os tempos realizados no início da sessão, o que fez com que Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel ficassem, respetivamente, com o sétimo e o oitavo lugares.
Esteban Ocon e Kevin Magnussen aproveitaram para colocar o Force India e o Haas em quinto e sexto, entre os Mercedes e os Ferraris.
Carlos Sainz e Romain Grosjean completaram os dez primeiros numa sessão marcada pela regresso de Robert Kubica, que completou um programa já a pensar na próxima temporada e não foi além do último posto.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Abu Dhabi