Max Verstapen foi o mais rápido na sessão de abertura do Grande Prémio de Itália, que ficou marcada por um acidente de Andrea Kimi Antonelli na sua estreia com o carro de 2024 da Mercedes.
Antonelli, que substituiu George Russell no primeiro treino livre do fim de semana, protagonizou um forte acidente na última curva do circuito quando cumpria uma das suas primeiras voltas rápidas aos comandos do W15.
O piloto italiano escapou ileso ao acidente, mas os significativos danos no Mercedes significaram o fim prematuro da sua oportunidade em Monza.
Depois do período de bandeira vermelha causado pelo acidente de Russell, Verstappen estabeleceu o melhor tempo da sessão ao rodar em 1:21.904 com pneus macios.
Charles Leclerc colocou o Ferrari na segunda posição e foi cerca de dois décimos de segundo mais lento do que Verstappen, enquanto Lando Norris terminou no terceiro posto com o McLaren.
O outro Ferrari de Carlos Sainz foi quarto classificado, superando um surpreendente Sauber de Valtteri Bottas por apenas um milésimo de segundo.
Oscar Piastri fechou a sessão em sexto, diante do Mercedes de Lewis Hamilton e do Williams de Alex Albon.
Sergio Pérez, no Red Bull, e Fernando Alonso, no Aston Martin, encerraram os dez primeiros.
Franco Colapinto iniciou o seu primeiro fim de semana como piloto da Williams no 17º lugar.
Classificação da primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio de Itália