Max Verstappen considera que a diretiva técnica emitida pela FIA não é a forma correta de abordar o problema do ‘porpoising’, mesmo que o sistema introduzido pela órgão governativo do desporto possa acabar por beneficiar a sua equipa.
Com a premissa de zelar pela saúde dos pilotos, a FIA anunciou esta quinta-feira que irá forçar as equipas a alterar as suas afinações caso os seus carros ultrapassem um limite de oscilações verticais ainda por definir.
Apesar de a intervenção da FIA poder vir a revelar-se positiva para a Red Bull, que parece ser uma das equipas menos afetadas pelo ‘porpoising’, Verstappen mostrou-se contra a imposição das medidas pensadas para erradicar o fenómeno.
“Quer nos ajudem ou nos prejudiquem, estas mudanças de regras a meio do ano não me parecem corretas”, disse Verstappen. “Claro que compreendo a parte da segurança, mas penso que se falarem com todos os engenheiros do paddock, se levantares o teu carro, terás menos problemas.”
“Claro que, naturalmente, penso que nós próprios, mas também a equipa, temos de encontrar o limite daquilo com que podemos lidar. Mas não creio que seja correto que eles tenham de intervir e começar a aplicar este tipo de regras, porque é muito simples: basta subir a altura ao solo e não terão estes problemas.”
“Torna as coisas um pouco complicadas e também será muito difícil de policiar, mas vamos ver.”
Charles Leclerc também não se mostrou particularmente agradado com a decisão da FIA, referindo que, embora o seu carro esteja a ser visivelmente afetado pelo ‘porpoising’, o fenómeno tem sido suportável até agora.
“Não estou completamente de acordo”, afirmou Leclerc. “Penso que é da responsabilidade da equipa dar-me um carro que possa conduzir. Até agora, não tive nenhum problema em particular com ele.”
“Sim, é mais rígido do que o carro do ano passado, mas não acho que seja inguiável ou duro para mim. Do nosso lado, encontrámos soluções para o tornar melhor.”



![[FOTOS] Audi revela o seu design para 2026](https://www.f1pt.pt/wp-content/uploads/2025/11/A251797_large-120x86.jpg)


