Max Verstappen venceu o Grande Prémio de Espanha pela quarta vez ao bater o McLaren de Lando Norris em Barcelona.
O décimo Grande Prémio da temporada começou com um espetacular arranque de George Russell, que ascendeu da quarta para a primeira posição ao ultrapassar Verstappen e Norris por fora na primeira curva.
No entanto, a liderança do britânico foi sol de pouca dura, uma vez que Verstappen passou para a frente do Mercedes na terceira volta da corrida.
Numa corrida em que todos os pilotos das equipas da frente seguiram uma estratégia de duas paragens, Norris optou por prolongar o primeiro stint para tentar minimizar os danos do seu mau arranque.
O britânico da McLaren assumiu a dianteira da corrida com essa estratégia, mas o facto de ter permanecido em pista com pneus desgastados fez com que perdesse muitas posições quando entrou na via das boxes na 23ª volta.
Norris regressou à pista em sexto e atrás de Russell, Lewis Hamilton e Carlos Sainz, mas impôs um ritmo forte e escalou de novo na classificação, assumindo o segundo lugar na volta 35.
A partir desse momento, Norris focou-se novamente em perseguir Verstappen na luta pelo triunfo em Barcelona.
O neerlandês descartou os pneus médios na 44ª de 66 voltas, enquanto Norris fez o mesmo na volta 47, emergindo da via das boxes cerca de oito segundos atrás do seu rival da Red Bull.
Embora tenha ensaiado uma recuperação, Norris não conseguiu anular a diferença até ao final e terminou a corrida com uma desvantagem de dois segundos para o líder do campeonato.
Esta foi a sétima vitória de Verstappen na temporada de 2024 e a quarta em Barcelona, pista onde alcançou há oito anos o seu primeiro triunfo na Fórmula 1.
Para Norris, o segundo lugar representa o seu sexto pódio da temporada e o 19ª da carreira.
Na batalha pelo lugar mais baixo do pódio, Lewis Hamilton levou a melhor sobre o outro Mercedes de George Russell, que perdeu competitividade na fase final da corrida pelo facto de ter colocado pneus duros na sua derradeira paragem nas boxes.
Foi o primeiro pódio de Hamilton desde o Grande Prémio da Cidade do México da temporada passada.
Charles Leclerc ainda tentou roubar o quarto lugar a Russell, mas não foi além do quinto posto numa dececionante corrida para a Ferrari, que viu Carlos Sainz terminar a corrida de casa em sexto.
Oscar Piastri, que arrancou em nono após ter cometido um erro na sua última volta rápida na qualificação, fechou a corrida em sétimo e à frente do Red Bull de Sergio Pérez.
Pierre Gasly pontuou pela terceira corrida ao ser nono classificado, diante do outro Alpine do compatriota Esteban Ocon.
Classificação do Grande Prémio de Espanha