Max Verstappen afirma que o atual sistema de pontos de penalização é “escandaloso” e defende que deveria ser “atirado para o lixo” pela Fórmula 1.
Os pontos de penalização foram introduzidos na temporada de 2014 como forma de castigar aqueles que repetiam as infrações, com os pilotos que acumularem um total de 12 pontos a serem automaticamente banidos da corrida seguinte.
O conceito surgiu depois de Romain Grosjean ter sido suspenso em 2012 por causar um acidente na primeira curva do Grande Prémio da Bélgica, uma medida influenciada pelo seu registo nas corridas anteriores.
Verstappen tem neste momento oito pontos de penalização mas descerá até aos sete se não cometer nenhuma infração no Grande Prémio dos Estados Unidos deste fim de semana.
Questionado sobre o que a Fórmula 1 deveria fazer relativamente ao sistema de pontos de penalização, Verstappen disse: “Atirá-lo para o lixo.”
“Se eles acham que um piloto comete demasiados erros, deviam simplesmente suspendê-lo por uma corrida, certo?”
“Não precisas destes pontos estúpidos para nada, pois não? Se cometeres uma ofensa mínima de cada vez, podes eventualmente chegar aos 12 pontos. Aí não acho que seja justo [suspender um piloto por uma corrida].”
Verstappen acredita que os pilotos são “castigados com muita facilidade” e que os pontos de penalização são um “castigo extra, porque tens esses pontos durante 12 meses”.
“Não acho que tenham existido muitos pilotos na história da Fórmula 1 que merecessem uma suspensão”, acrescentou o holandês. “Se causares um grande acidente na partida é outra história, mas se acumulares os pontos por coisas pequenas, é escandaloso.”