Max Verstappen fez história ao triunfar na primeira qualificação sprint da história da Fórmula 1 e garantiu a pole position para o Grande Prémio da Grã-Bretanha.
O piloto holandês, segundo na grelha de partida, superou Lewis Hamilton no arranque e controlou a corrida após se ter conseguido defender dos ataques do britânico da Mercedes ao longo da primeira volta em Silverstone.
Para além de ter alcançado a oitava pole position da sua carreira, Verstappen amealhou três pontos para as contas do campeonato de pilotos, o que significa que tem agora mais um de vantagem sobre Hamilton.
Embora tenha havido uma janela de oportunidade para atacar a segunda posição do seu colega de equipa nas primeiras curvas, Valtteri Bottas manteve-se em terceiro e voltará a ocupar esse lugar na grelha para a corrida de amanhã.
Charles Leclerc realizou uma prova solitária e assegurou um positivo quarto lugar para a Ferrari, ao passo que o outro SF21 de Carlos Sainz terminou fora dos dez primeiros na sequência de um incidente com George Russell na volta inaugural.
Lando Norris completou o top 5 com o McLaren e cruzou a linha de meta na frente do outro MCL35 de Daniel Ricciardo, que está a apresentar um ritmo bem mais competitivo do que nos fins de semana anteriores.
Fernando Alonso, que tirou partido de um fantástico arranque para subir de 11º para quinto, não teve argumentos para se defender da dupla de pilotos da McLaren e fechou a qualificação sprint em sétimo, cerca de um segundo diante do Aston Martin de Sebastian Vettel.
O sonho de conquistar os seus primeiros pontos ao serviço da Williams em Silverstone continua vivo para Russell, que bateu o Alpine de Esteban Ocon para ser nono classificado.
Sergio Pérez, o principal perdedor do dia, alinhará na última posição para o Grande Prémio da Grã-Bretanha após ter sido forçado a abandonar na sequência de uma saída de pista.
Classificação da qualificação sprint em Silverstone
