Depois de um difícil Grande Prémio de estreia com a Aston Martin no Bahrain, Sebastian Vettel admitiu que ainda não se sente suficientemente confortável para explorar os limites do seu novo carro.
O quatro vezes campeão do mundo, que se juntou este ano à equipa britânica após ter sido dispensado pela Ferrari no final de 2020, enfrentou problemas de fiabilidade que condicionaram a sua adaptação ao AMR21 no teste de pré-temporada e esteve longe do ritmo do seu colega de equipa no primeiro Grande Prémio do ano.
Partindo da última posição após ter sido eliminado na primeira fase da sessão de qualificação e recebido uma penalização de cinco lugares por ignorar duplas bandeiras amarelas, Vettel não foi além de um dececionante 15º lugar numa corrida em que não evitou uma colisão com Esteban Ocon.
“Não era provavelmente o fim de semana que procurávamos, mas há muitas coisas que aprendemos na corrida que precisamos de resolver”, disse Vettel quando questionado sobre o quão frustrante tinha sido a sua primeira corrida com a Aston Martin.
“Vamos ver o quão rápido podemos resolvê-las, mas não estou em casa no carro. Há muitas coisas com as quais estou a lutar que me impedem de focar realmente na condução. Temos de abordá-las e resolvê-las.”
Questionado sobre a que distância está a equipa de atingir todo o seu potencial, o alemão respondeu: “Diria provavelmente menos de metade. Ainda há tantas coisas a acontecer que quebram o ritmo e dificultam bastante a sensação com o carro e a perceção sobre o que tenho de fazer para conduzir depressa. Ainda há muito a fazer.”
Apesar do atribulado fim de semana de estreia com a Aston Martin em Sakhir, Vettel afirma que se integrou “muito bem” na estrutura da formação baseada em Silverstone.
“Sim, sinto-me muito bem”, acrescentou. “Obviamente, lamento que o fim de semana tenha sido tão mau porque sei o nível de preparação que é necessário antes do início da temporada.”
“Por outro lado, só pode melhorar a partir daqui. Como disse, aprendemos muitas coisas, portanto temos muito trabalho pela frente, mas é o que é e temos de enfrentar isso passo a passo.”
“Não é provavelmente o início de temporada que queríamos, mas penso que as próximas corridas serão muito boas para acalmarmos as coisas.”