Sebastian Vettel conquistou a sua primeira pole position do ano e a segunda da Ferrari na sessão de qualificação para o Grande Prémio do Canadá.
O alemão ocupava a segunda posição após a primeira tentativa mas melhorou na derradeira oportunidade para estabelecer um novo recorde do circuito e deixar o Mercedes de Lewis Hamilton a 0,206s no Circuito Gilles Villeneuve.
Charles Leclerc não foi particularmente rápido no terceiro setor da sua volta de qualificação e terminou num solitário terceiro lugar e a mais de quatro décimos do tempo de Hamilton.
Daniel Ricciardo foi uma das estrelas do dia em Montreal ao obter um brilhante quarto lugar com o Renault, um resultado que representa naturalmente a sua melhor qualificação do ano e desde que abandonou a Red Bull.
O australiano acabou apenas oito milésimos à frente de Pierre Gasly, enquanto Valtteri Bottas não foi além do sexto posto na sequência de diversos erros ao longo das suas voltas rápidas.
Nico Hulkenberg confirmou o bom desempenho da Renault ao ser sétimo e colocou o R.S.19 na frente de Lando Norris e Carlos Sainz, pilotos que também dispõem de uma unidade de potência do construtor francês nos seus McLaren MCL34.
Um acidente de Kevin Magnussen no ‘muro dos campeões’ colocou um ponto final prematuro na segunda fase da sessão de qualificação e impediu Max Verstappen de ir além do 11º posto.
O holandês tinha sido prejudicado pelo tráfego nas voltas que realizou com os pneus médios e tentava carimbar a passagem para o Q3 com os pneus macios quando o dinamarquês do Haas perdeu o controlo do VF-19 à saída da última chicane.
De fora também no Q2 ficaram os Toro Rosso de Daniil Kvyat e Alexander Albon, o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi e o Haas de Romain Grosjean.
Os dois Racing Point de Sergio Perez e Lance Stroll, o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e os Williams de George Russell e Robert Kubica foram eliminados no Q1 e ocuparão os últimos lugares da grelha.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do Canadá