Sebastian Vettel arrancará da última posição para a sua primeira corrida com a Aston Martin após ter incorrido numa penalização de cinco lugares na grelha de partida em Sakhir.
O piloto alemão, que se qualificou no 18º posto para o Grande Prémio do Bahrain, foi penalizado por ter ignorado as bandeiras amarelas causadas pelo pião do Haas de Nikita Mazepin nos momentos finais da primeira fase da sessão de qualificação.
De acordo com os comissários desportivos, Vettel “não abandonou a sua volta”, ao contrário do que aconteceu com o Mercedes de Valtteri Bottas, que também tinha acabado de iniciar a sua derradeira tentativa no Q1.
“Ele explicou que viu o fumo à sua frente, mas não tinha a certeza se tinha sido uma travagem bloqueada ou um carro parado até estar bastante perto do carro”, lê-se no comunicado emitido pela direção de corrida.
Embora admitam que Vettel “já tinha passado o painel de sinalização quando este se iluminou e que os comissários nessa curva ainda não tinham reagido com uma bandeira amarela”, os comissários desportivos afirmam que Vettel “estava a aproximar-se que um carro que estava parado lateralmente na pista e que, pelos regulamentos, isso exigiria uma dupla bandeira amarela”.
O piloto da Aston Martin recebeu ainda três pontos de penalização na sua licença pelo incidente.