Lewis Hamilton conquistou a 96ª vitória da sua carreira ao superar Max Verstappen por menos de um segundo no primeiro Grande Prémio da temporada de 2021.
Verstappen, que arrancou da pole position, manteve a liderança na parte inicial da corrida mas perdeu a posição para Hamilton quando a Mercedes efetuou, de forma bem sucedida, o undercut à Red Bull ao ser a primeira a parar para levar a cabo a sua troca de pneus.
Conseguindo prolongar o segundo stint, Verstappen parou significativamente mais tarde do que o britânico e tirou partido do facto de ter pneus mais frescos do que o seu rival para se colar à traseira do Mercedes nas derradeiras voltas do Grande Prémio.
O confronto direto entre os dois pilotos teve o seu auge a quatro voltas do fim, quando Verstappen ultrapassou mesmo o heptacampeão do mundo mas foi forçado a devolver a posição por ter completado a manobra fora dos limites de pista: um momento que se viria a revelar crucial para o desfecho da corrida, uma vez que Hamilton não mais largou a liderança.
Uma longa segunda paragem nas boxes afastou Valtteri Bottas da luta pela vitória e significou um solitário terceiro lugar para o finlandês, que ainda colocou pneus médios na penúltima volta para somar o ponto referente à volta mais rápida.
Lando Norris esteve em muito bom plano na prova que marcou o início da nova parceria entre a McLaren e a Mercedes e levou o MCL35M ao quarto posto em Sakhir.
O já difícil fim de semana de estreia de Sergio Pérez na Red Bull tornou-se ainda mais complicado quando uma falha no RB16B durante a volta de formação o obrigou a arrancar da via das boxes, mas o piloto mexicano realizou uma das suas habituais recuperações para cruzar a linha de meta em quinto e ser galardoado com o título de piloto do dia.
Depois de ter sido o quarto mais rápido na sessão de qualificação de ontem, Charles Leclerc fechou a corrida de hoje na sexta posição, diante do McLaren de Daniel Ricciardo e do outro Ferrari de Carlos Sainz.
Yuki Tsunoda assegurou os primeiros pontos da sua carreira ao ser nono classificado com o AlphaTauri, enquanto Lance Stroll encerrou os lugares pontuáveis no regresso da Aston Martin à grelha da Fórmula 1.
Nikita Mazepin colocou um ponto final prematuro na sua corrida de estreia ao perder o controlo do seu Haas na terceira curva da primeira volta, com Fernando Alonso a juntar-se ao russo na lista de abandonos devido a uma falha nos travões traseiros do seu Alpine.
Classificação do Grande Prémio do Bahrain