Um conjunto de evoluções aerodinâmicas será estreado pela Williams em Hockenheim, num esforço “extraordinário” que tem como objetivo aproximar o desempenho do FW42 dos outros monolugares.
Depois de um progresso encorajador com o equilíbrio e a estabilidade do carro nas últimas corridas, a Williams focou-se no desempenho aerodinâmico e tentou colocar mais downforce no FW42.
O novo pacote aerodinâmico, que inclui um novo fundo plano e melhorias na área dos bargeboards, estará instalado no carro de Robert Kubica para as duas sessões de treinos livres de sexta-feira.
George Russell, por outro lado, utilizará a especificação atual e ajudará a equipa a comparar os dois pacotes que estarão em pista em Hockenheim.
“Deve ser um passo na direção certa”, disse Russell. “Quanto? Não sabemos.”
Encorajador e positivo para a Williams é o facto de todas as evoluções terem funcionado até agora, um fator que sugere uma boa correlação entre a fábrica e a pista.
“Tivemos partes de teste que trouxemos para todas as últimas quatro ou cinco corridas, para melhorar algumas áreas”, disse Claire Williams, vice-diretora de equipa.
“Elas fizeram exatamente o que esperávamos que fizessem e foram todas adotadas”, acrescentou. “Ajudaram-nos a ganhar desempenho.”
“Precisamos de nos focar no desempenho aerodinâmico, pois é aí que fomos abaixo depois do inverno.”
“Este fim de semana, temos partes para testar em relação à aerodinâmica que serão utilizadas nas sessões de amanhã. Parece que estamos numa posição muito melhor do que já estivemos, e agora temos de seguir em frente e continuar o desenvolvimento.”
“Todo o trabalho efetuado na produção destas partes, especialmente num ano muito difícil para o grupo, é realmente extraordinário.”
“Já tivemos algumas lutas este ano com a Haas, mas queremos estar no meio do pelotão e é esse o trabalho que está a ser realizado. Mas não é tarefa fácil tentar encontrar dois segundos de desempenho.”