Toto Wolff considera que o “atroz” primeiro stint impediu a Mercedes de estar na luta pelo pódio no Grande Prémio do Japão.
Os pilotos da Mercedes tiraram partido da situação de bandeira vermelha causada pelo acidente entre Daniel Ricciardo e Alex Albon na primeira volta para descartar os pneus médios e apostar no composto duro.
No entanto, o ritmo da equipa com esses pneus ficou aquém do esperado, razão pela qual George Russell e Lewis Hamilton desistiram da estratégia de uma paragem e atacaram a fase final da corrida com os médios que tinham utilizado na primeira volta.
Russell obteve o sétimo posto ao ultrapassar Oscar Piastri nos derradeiros momentos da corrida, enquanto Hamilton não foi além de nono.
“Terminámos onde começámos e foi uma corrida muito difícil”, disse Wolff.
“Tivemos um segundo e um terceiro stint que foram super rápidos e teríamos estado a correr para um pódio, mas o primeiro stint foi atroz.”
“Um mau primeiro stint custou-nos hoje e temos de descobrir porquê. Penso que a nossa decisão de fazer o reinício com os pneus duros foi a mais acertada e, no início, o nosso ritmo era estável em relação aos nossos concorrentes diretos. No entanto, de repente, perdemos um a dois segundos por volta e, nesse momento, ficou claro que os pneus não iriam tornar a estratégia de uma paragem viável para nós.”
“No geral, este fim de semana foi melhor do que os resultados finais sugerem. Temos muito a aprender e não há nenhuma desculpa relacionada com a pista que possamos usar. Precisamos de ser rápidos em todos os circuitos. Mas pelo que vimos aqui, podemos dizer que o carro está a ficar mais rápido. Vamos continuar a trabalhar arduamente e estou entusiasmado por regressar à China dentro de algumas semanas, depois de uma ausência tão longa do calendário.”