Toto Wolff afirma que Valtteri Bottas redescobriu a forma que o tornou uma estrela no início da carreira e garante que esta foi a melhor corrida de sempre do finlandês, descrevendo a sua prestação como um “conto de fadas”.
Bottas entrou em 2019 com o pé direito ao superar Lewis Hamilton no arranque para dominar o resto da corrida e assumir a liderança do campeonato.
Wolff, que desempenhou um papel importante na no início da carreira de Bottas, acredita que o seu piloto voltou a estar ao seu melhor nível e mostrou a mesma determinação dos primeiros anos.
“Em 2008 recebi um telefonema de um rapaz que pediu uma reunião”, disse Wolff sobre Bottas. “Estava a nevar em Viena e esse jovem finlandês entrou sem casaco e pediu conselhos.”
“Esse jovem acabou por dominar a Fórmula Renault Eurocup num ano em que competiu contra pilotos como o Vergne, Ricciardo e Mehri. Foi esse o Valtteri Bottas que vi este fim de semana.”
“Ele acabou a temporada cansado e voltou a ser o jovem de 2008. Obviamente estou muito feliz, ele merece isto.”
Wolff pensa que a prestação de Bottas em Melbourne é o resultado de uma mudança de mentalidade, já que o finlandês admitiu que queria ser um piloto mais duro em 2019.
“Desde que comecei a trabalhar com pilotos há 15 anos, tenho tentado compreender o que acontece nos seus cérebros, mas não consigo”, reconheceu o austríaco.
“A forma como ele recuperou de ser associado a um piloto que não tinha capacidade para cumprir o seu trabalho na segunda metade do ano passado, para uma das mais dominantes vitórias que vimos nos últimos anos, mostra-nos o potencial do ser humano e a importância da mente.”
“Para mim também é como um conto de fadas: não deixes que os outros te quebrem e acredita em ti mesmo. Ele acabou de nos mostrar isso. Não houve uma única sessão em que ele não fosse bom o suficiente.”
Wolff não tem dúvidas de que o Grande Prémio da Austrália representou a melhor corrida da carreira de Bottas.
“Penso que vi a maioria das corridas do Bottas em todas as categorias e esta foi a mais forte”, garantiu.