Toto Wolff, diretor de equipa da Mercedes, revelou que o motor do W09 de Lewis Hamilton esteve muito perto de falhar durante o Grande Prémio do Brasil.
Hamilton, que partiu da pole position em Interlagos, liderou a primeira metade da corrida mas não resistiu ao ataque de Max Verstappen, que depois de gerir os supermacios colocou macios no RB14 – contra os médios de Hamilton.
No entanto, quando já estava na frente da corrida, Verstappen envolveu-se numa colisão com Esteban Ocon e voltou a perder a primeira posição para Hamilton.
A 10ª vitória de Hamilton em 2018 permitiu à Mercedes conquistar o quinto título de construtores consecutivo, mas um problema na unidade do potência do carro do britânico criou um clima de tensão na garagem da equipa.
“Tivemos uma corrida horrível”, disse Toto Wolff. “Temos o pessoal dos motores aqui nas boxes e de repente, num dos 10 canais de comunicação da equipa, ouvi ‘falha na unidade de potência do Lewis Hamilton iminente, vai falhar na próxima volta’.”
“Aumentei o volume e disse ‘Desculpem, o quê?’ e eles responderam que tínhamos um grande problema no motor e que iria falhar na volta seguinte.”
“Eles disseram que o escape ia falhar e que todas as temperaturas estavam a aumentar. Eles começaram por diminuir o desempenho do motor e as temperaturas, que desceram de 1000 para 980ºC. Foi verdadeiramente horrível.”