Um protótipo que conquistou a pole position para as 24 Horas de Le Mans, um carro vitorioso em Daytona e Sebring e um monolugar campeão do mundo de Fórmula 1: Zak Brown terá o privilégio de pilotar três valiosas peças da sua coleção durante o fim de semana de corridas históricas em Laguna Seca.
O norte-americano, diretor executivo da McLaren, tirou partido da pausa de verão da Fórmula 1 para rumar ao seu país natal e retomar a sua carreira como piloto.
Brown participará no programa de corridas históricas do evento Monterey Car Week, um prestigiado festival automóvel que se prolonga por uma semana nos arredores da Califórnia.
“Costumava colecionar miniaturas de carros quando era criança”, começou por dizer Brown. “Agora, sou proprietário e conduzo os verdadeiros.”
“Em Laguna Seca, vou correr com os meus Lancia LC2/0005, Porsche 935/JLP-3 e Williams FW07B/7. Todos os três são rápidos, muito rápidos, e vêm de grandes épocas no desporto motorizado.”
“Bob Wollek qualificou o LC2/0005 na pole para as 24 Horas de Le Mans de 1984 e o carro ganhou os 1000 quilómetros de Kyalami nas mãos de Alessandro Nannini e Ricardo Patrese. Eu era um grande fã deles em criança, por isso este carro faz mesmo sobressair o miúdo dentro de mim.”
“O 935/JLP-3 ganhou o campeonato IMSA GT de 1982. Até 2016, era o único carro a ter ganho as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring no mesmo ano. Triunfou em sete corridas consecutivas entre 1981 e 1982 e tem um aspeto absolutamente incrível.”
“Quanto ao FW07B/7, foi pilotado por outro herói meu, Alan Jones, no caminho para o título de 1980 da Fórmula 1 – o primeiro para a Williams. Este chassis obteve vitórias nos Grandes Prémios de França e da Grã-Bretanha, mais uma numa prova extra campeonato em Espanha.”
“São três carros muito diferentes, mas são todos muito divertidos de pilotar e é um privilégio possuí-los. Só não me peçam para escolher o meu preferido. Isso é como pedir-me que escolha o meu filho favorito. Não vai acontecer.”
O evento, que engloba carros históricos de categorias como IndyCar, IMSA e Fórmula 1, tem transmissão em direto nos canais de YouTube da Sky Sports F1 e do Goodwood Road & Racing até ao próximo domingo.