Alex Albon fala num décimo lugar “inimaginável” em Melbourne, afirmando que o seu estrategista tinha previsto que seria difícil escapar às últimas posições na corrida.
O piloto tailandês arrancou da última posição após ter sido excluído dos resultados da qualificação e realizou um incrivelmente longo stint de 56 voltas com os pneus duros em Melbourne.
Albon efetuou a sua paragem nas boxes na última volta e regressou à pista diante do Alfa Romeo de Zhou Guanyu, cruzando a linha de meta no décimo posto e somando o primeiro ponto da Williams em 2022.
“Antes da corrida, olhamos para as nossas previsões e foi um pouco triste”, admitiu Albon. “Era uma corrida onde tínhamos de correr riscos. O estrategista disse-me “este é o nosso melhor desempenho” e falava sobre o 19º ou o 20º lugar. E chegar em décimo é completamente imaginável. É um momento muito especial.”
“Optamos por demorar algum tempo para colocar os pneus na janela certa. Quando começas em último, podes dar-te ao luxo de fazer isso. Depois ficou cada vez melhor. No final, parecia que estava a fazer voltas de qualificação nas últimas 25 voltas da corrida.”
“Obviamente, é completamente inesperado, mas realça realmente todo o trabalho feito na fábrica e aqui na pista.”